5.Ferramentas

Uma das melhores ferramentas para uma vida mais organizada – o Evernote

É um programa? Uma nuvem? Um bloco de notas? Um app? Nem sei definir direito porque a verdade é que o Evernote se comporta como tudo isso.

Nele é possível salvar suas anotações e, o que mais me chamou atenção, seus arquivos.

Você pode anexar qualquer formato de arquivo, seja imagem, vídeo, áudio, texto, pdf…enfim, pode salvar toda a sua vida num local protegido por senha e ter acesso a tudo isso onde você estiver. 

Ele é um sistema que tem plataformas tanto pra celular quanto para tablet e computador, além de poder ser acessado online. Você abre uma conta com login e senha e já pode começar a utilizar.

Imagine nunca mais ter que ir pra casa buscar um documento que faltou para concluir um cadastro em algum lugar, afinal, está tudo salvo e bem organizado em um aplicativo que pode ser acessado diretamente no seu celular. Imagine poder enviar por email suas informações mais relevantes na hora em que são solicitadas ao invés de ter que ir para casa vasculhar dentre centenas de papéis e pastas aquilo que você procura e ainda ter que pagar para tirar uma cópia dessa informação.

Isso é o que o Evernote te proporciona.

O sistema de utilização do Evernote é um pouco diferente do sistema de pastas e arquivos que nós estamos acostumados a usar, então no começo a gente estranha um pouco. Mas não desista tão rápido porque aprender a usar esse sistema novo é muito simples e vale a pena o esforço. A carinha do Evernote é parecida com uma página de emails e, aliás, você também pode encaminhar emails e deixar salvo no Evernote, caso receba alguma coisa que ache importante armazenar.

Para de dar uma visão geral dessa diferença na utilização do Evernote, vou fazer um comparativo com o sistema que a gente já conhece, o de pastas e arquivos no computador.

No aplicativo do elefantino, ao invés de pastas ou arquivos, existem as NOTAS. Nada que é colocado no Evernote fica solto em qualquer lugar. Cada anexo ou anotação de texto existe dentro de uma nota. Na hora de organizar suas informações no computador, você joga seus arquivos em pastas e, depois, pastas dentro de pastas, certo? Dentro do Evernote, para organizar suas notas, existem os cadernos e etiquetas, que podem ser usados em conjunto ou que você pode escolher de qual das duas gosta mais e adotar apenas uma.

pagina-inicial-evernote
Essa é a cara do Evernote pra PC

“Nossa Mila, não entendi nada. Muito confuso! Acho que não vou me adaptar.”

Eu sei, pra mim também foi assim na primeira vez que li sobre o Evernote. Mas acredite, vale a pena se familiarizar com tudo isso e aprender a usar essa ferramenta. Desde que eu comecei a utilizar, ele faz parte da minha rotina, e eu não vivo mais sem ele.

Agora, se você está pensando em adquirir o Evernote, já deve estar se perguntando quanto custa essa brincadeira.

Então, vale dizer aqui que existe a versão gratuita e a versão Premium do Evernote, ou seja, a versão paga, mas que para quem está começando agora a usar, a versão gratuita já atende muito bem.

O Evernote é uma ferramenta muito ampla, que daria assunto pra vários posts e que está em constante atualização para melhorar a experiência do usuário. Então, acesse o site do Evernote, crie uma conta, baixe no seu smartphone, PC e comece a fuçar. Aí me conta o que você está achando aqui nos comentários.

Existe muito material disponível e mais aprofundado sobre o Evernote, não é difícil de encontrar. Mas caso vocês tenham gostado desse post, conta pra mim. Quem sabe a gente faz uma série de post sobre esse programinha pelo qual eu sou apaixonada e uso intensamente.

Quer dar o primeiro passo para organizar de vez sua vida digital? Clique no link abaixo e entre para o time Evernote!

Cadastre-se no Evernote

7 comentários em “Uma das melhores ferramentas para uma vida mais organizada – o Evernote”

Deixe um comentário