Mora de aluguel? Dá pra caprichar na organização e decoração, sim!

Eu sempre morei de aluguel. A princípio por necessidade, posteriormente por opção. Pode parecer estranho ouvir que alguém mora de aluguel por opção, mas isso é assunto pra outro post (risos).

Por morar de aluguel, nunca pude fazer reformas em casa, instalar móveis planejados ou até colocar coisas muito fixas mas parecia que toda a fonte de inspiração pra decoração que eu achava era voltada pra isso. Como ter ideias pra decorar meu apê?
Pois bem, por mais escasso que fosse, encontrava uma coisa aqui, outra ali que eu podia aproveitar e, com o tempo, deixei minha casa do meu jeitinho, sem móveis planejados, sem reformas, sem mudanças muito permanentes no imóvel. Como? Coloquei em prática algumas técnicas de organização e apostei em móveis versáteis e multifuncionais. Acreditem, eles existem!

Ai vão algumas dicas que funcionaram muito bem pra mim:
  • Tenha total noção do espaço que você tem disponível. Não adianta tentar colocar uma cama king size em uma kitnet! Se o espaço é pequeno, e nos apartamentos da nossa geração geralmente é, você vai precisar colocar todos os ambientes que fazem parte da sua vida nesse espaço. Seja flexível quanto ao tamanho dos móveis pra que você possa circular pelos ambientes, e pense verticalmente pra que seu espaço seja bem aproveitado.
painel-organizador
Fonte: Pinterest
  • Como disse acima, escolha móveis que tenham múltiplas funções. Uma cama com gavetas ou baú funciona como cama e armário. Um Pufe pode ter seu interior vazado e o assento como tampa, servindo as vezes de mesa de apoio, banco e porta objetos.
pufe-multifuncional
Fonte: Pinterest
  • Aproveite todos os espaços! “Mas como se eu não posso fazer móveis planejados?” Aproveitar todos os espaços não significa necessariamente colocar objetos e móveis em cada centímetro da casa. Pensar no item anterior já ajuda bastante a colocar esse em prática.
  • Seja organizado. E novamente, organizar não é tirar a bagunça da mesa da cozinha e jogar em cima da cama, é colocar cada coisa no seu lugar e ter um lugar pra cada coisa!
potes-organizados
Fonte: Pinterest
  • Viva com menos. “Ah não! Vai dizer que eu tenho que me desfazer das minhas coisas?” Sim e não. Vou falar de outra forma e talvez fique mais fácil de entender e aplicar: Viva com o que é importante pra você. Aprenda a se desfazer de tudo o que já não faz parte da sua vida e tudo o que você não usou pelo menos uma vez no último ano (a não ser coisas muito específicas como um vestido de festa, por exemplo. Se não teve festa no último ano, não foi usado mesmo). Pense comigo: menos itens = menos móveis pra acomoda-los = menos coisas pra limpar = mais tempo livre!
  • Seja criativo. Olhe com outros olhos pra o que você já tem em casa. Um criado mudo pode virar mesa de apoio ao lado do sofá e uma caneca que você trouxe de lembrança de algum lugar pode se tornar um porta lápis ou porta escova de dentes.
caneca-porta-lapis
Fonte: Pinterest
Ah, e uma dica extra: existe uma loja online chamada Meu Móvel de Madeira que tem excelentes opções de móveis multifuncionais. Minha casa quase inteira é de lá!

Espero que as dicas te ajudem!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s