Tirar um dia inteiro pra limpar a casa é uma coisa difícil. Pra quem tem uma semana lotada, cada minuto de folga conta muito! Tendo ou não a semana lotada, os finais de semana e feriados são um tempo valioso que a gente quer aproveitar pra fazer o que a gente quer, e ter que abdicar desse dia por que a casa está de ponta cabeça provoca uma pontinha de tristeza. Além disso, se a faxina é feita no sábado, conforme o próximo sábado se aproxima a gente já está vivendo na bagunça e sujeira.
O objetivo é dividir as tarefas pra que a gente faça um pouco a cada dia, e no final de cada mês, termos limpado cada cantinho da casa!
- Todos os dias vamos separar 15 minutos, ajustados num timer, e fazer as coisas do dia a dia, como lavar a louça, guardar os itens que estão fora do lugar, passar uma escovinha no vaso sanitário, arrumar a cama, lavar, estender ou dobrar as roupas, enfim, analise a sua casa e a sua rotina pra identificar o que é importante e viável ser feito todos os dias pra manter a casa funcionando bem. Ajuste o timer e faça! Quando o timer apitar, acabou! O que não foi feito vai ficar pra amanhã. A ideia do timer é criar um senso de urgência e foco pra que a gente não gaste muito tempo com a rotina de limpeza. Feito isso, o caminho estará livre pra qualquer limpeza mais pesada.
- Separe tudo o que precisa ser feito na sua casa por tarefas. Por exemplo: limpar o micro-ondas, limpar as janelas, passar lustra móveis nas superfícies, engraxar sapatos de couro, organizar o guarda-roupas…percebe que os itens não são somente sobre faxina? Essa lista vai levar algum tempo pra ficar redondinha, pra mim levou meses. Comece com o que vem a sua cabeça no momento, e vá acrescentando itens conforme for fazendo e conforme for lembrando. É importante lembrar que essa lista não é engessada nem fixa pra sempre! Nossa vida muda e, consequentemente, as tarefas mudam. Lembre-se que sua lista é flexível, ela vai se adaptando à nossa vida, então coloque nela o que faz sentido nesse período que você está vivendo.
- Depois dessa separação inicial, agrupe as tarefas de forma que você leve de 15 a 30 min pra concluir os grupos de tarefas. Se alguma tarefa sozinha já leva esse tempo, deixe ela sozinha mesmo.
- Separe o que precisa ser feito uma vez por semana, o que precisa ser feito uma vez por mês, uma vez a cada dois ou seis meses. Exemplo da minha rotina: eu troco os lençóis, toalhas e capas de almofada uma vez na semana, passo aspirador e mop na casa de uma forma bem minuciosa uma vez no mês, lavo as cortinas a cada seis meses. Veja o que funciona na sua casa!
- Agrupe o que você vai fazer em cada semana por tipo de tarefa ou por cômodo da casa. Exemplo: limpar as superfícies dos móveis, dividindo todos os móveis da casa pelo decorrer da semana ou limpar um cômodo inteiro dividindo cada parte dele pelo decorrer da semana. Faça o que funcionar melhor pra você. Na minha casa, divido por cômodos.
- Separe os produtos e utensílios de limpeza de forma que fiquem acessíveis e agrupados. Na minha casa, tenho um balde como o da imagem abaixo e coloco nele tudo o que uso todos os dias na limpeza, como espanador, produto pra limpar superfícies, luvas de borracha, saco de lixo…quando vou fazer a limpeza diária, pego esse balde e saio pela casa fazendo as coisas, sem ter que ficar voltando na lavanderia toda hora. Isso otimiza o tempo!

- Envolva quem mora com você nessa rotina. Não force, nem brigue, mas envolva! “Se todos fizermos juntos, vamos ter tudo sempre limpo e em ordem gastando só 15 minutos por dia!” Todo mundo sempre tem aquele pedacinho que ta precisando de mais atenção. Se enquanto você limpa o banheiro, por exemplo, outra pessoa está organizando a escrivaninha do quarto dela e outra está engraxando os próprios sapatos, em 15 minutos todo mundo vai ter algo mais limpo e organizado.
- Nos finais de semana, tire folga da limpeza pesada! Faça somente a rotina do dia a dia.
- Por fim, ajuste o timer, coloque uma música animada, e faça!
Em pouco tempo isso vai virar um hábito e a casa vai estar sempre limpa e organizada.
É isso gente! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida ou sugestão, deixa aqui no comentário!
[…] com a quantidade de coisas que você pode fazer em 15 minutos. Se você não viu o post Adeus dia da faxina! clique aqui e dá uma olhadinha porque eu falei um pouco sobre isso lá também. Mas e aí, Mila? […]
CurtirCurtir
[…] lá. Lembram de um post que eu fiz sobre não fazer mais faxina? Se não, lembra ou não viu ainda, clique aqui e vai lá ver! Nesse post eu passei um passo a passo pra dividir as tarefas da faxina e fazer um […]
CurtirCurtir
[…] Mas e aí, qual a relação com o FlyLady? Eu falei um pouquinho sobre esse sistema no post Adeus dia da faxina!, então, se você não sabe o que é, dá uma olhadinha lá. Mas uma das lições do FlyLady diz […]
CurtirCurtir