ORGANIZE SUA CASA

Limpando a casa de um jeito rápido, simples e produtivo

Quem nunca perdeu o sábado inteiro limpando a casa quando, na verdade, queria estar relaxando?

A gente sabe que a casa precisa ser limpa mas se vê numa dúvida cruel entre arregaçar as mangas e começar o esfrega-esfrega ou fazer qualquer outra coisa mais interessante que isso.

Se você tem uma semana cheia de tarefas e compromissos, então, tenho certeza que você espera ansiosamente pelo final de semana e não gostaria de gastar a metade dele limpando e arrumando.

Para te ajudar com isso e deixar seus finais de semana livres, você pode distribuir toda a limpeza e arrumação que você faria em um dia só nos demais dia da semana, dedicando apenas 15 minutos por dia para essa tarefa. Gostou da ideia de parar de ficar limpando a casa todo o final de semana?

Então você sair deste post sabendo como fazer isso.

Clique aqui para conhecer o livro que me ajudou a impedir que a bagunça se instalasse na minha casa, A Mágica da Arrumação, da Marie Kondo, e ainda ajudar meu trabalho a crescer!

Ou clique aqui para obter a versão ebook kindle.

Limpando a casa um pouquinho a cada dia

Se você ainda está limpando a casa todo o sábado, pode deixar de fazer isso ao distribuir a limpeza pela semana. Para isso funcionar, você só precisa do timer do seu celular e de um planejamento simples, baseado no que você já está acostumada a fazer.

Então, anota aí o que você vai precisar para não fazer faxina no fim de semana:

  • O timer do seu celular, que geralmente está dentro do app do relógio
  • Um lugar para anotar, seja papel ou em um app de anotações
  • Alguns minutinhos para se lembrar do que você acha necessário ser limpo e arrumado na sua casa

Se você tiver um timer independente, daqueles que a gente usa na cozinha para controlar o tempo de cozimento no fogão ou no forno, pode usar ele também. O importante aqui vai ser que o seu timer faça barulho para te alertar facilmente que seu tempo acabou.

A gente geralmente gasta muito tempo limpando a casa porque se dispersa, já pensou nisso? 

Começamos a dançar a música que colocamos pra fazer faxina e esquecemos de limpar.

Ou então, ficamos com fome, sede ou até muito cansadas no meio da limpeza da casa, o que é completamente normal, se a gente está tentando limpar a casa inteira no mesmo dia.

Então, vamos usar o timer para manter o foco, combinado?

Outra coisa que é bom frisar: se você observar cada pessoa que você conhece limpando a casa, cada um vai fazer isso de um jeito diferente e não tem nenhum problema nisso.

A melhor forma de limpar sua própria casa vai ser o jeito mais simples, mais fácil e mais intuitivo pra você.

Pra alcançar essa maneira personalizada e tranquila de limpar a própria casa, vamos colocar um prática o segundo e o terceiro itens da nossa lista, pensar no que você já faz quando está limpando a casa e anotar isso.

Clique aqui para conhecer mais sobre o único app que eu uso – e amo –  para fazer anotações, o Evernote

Limpando a casa de forma simples e bem planejada 

Para te ajudar a lembrar do que você costuma fazer quando está limpando a casa e criar o seu próprio planejamento, pense no que costuma limpar e arrumar em cada cômodo, nos produtos e utensílios que você gosta de usar e no que te dá mais ou menos trabalho.

Então, pegue uma folha de papel ou seu app de anotações e comece anotando o nome dos cômodos da sua casa e, logo abaixo, o que costuma limpar lá. Depois, anote o que você usa para essa limpeza. E então, se dá muito trabalho fazer essas coisas e se elas demoram muito ou pouco.

Você vai chegar a algo assim:

Este é um planejamento simples, feito no Evernote, porque eu sou da turma do digital. Se você é da turma do papel, faça numa folha sulfite ou num caderno. Lembre-se: esse é o primeiro apanhado de ideias e ainda pode mudar bastante

Escrever tudo o que está na sua cabeça vai te permitir enxergar com mais clareza o que realmente precisa ser feito quando você está limpando sua casa.

Mas existem efeitos ainda mais legais quando a gente faz essa simples lista. Olha só o que você pode descobrir com ela:

  • se existe algum produto de limpeza que você nunca usa e pode descartar
  • se existe algum utensílio não é utilizado para o propósito que você comprou e pode ser doado
  • se existem tarefas que você pode pedir para alguém que mora com você fazer no seu lugar
  • se tem coisas que você precisa comprar pra deixar a limpeza e arrumação ainda mais práticas e poupar tempo
  • com que frequência as coisas precisam ser feitas

Seria legal descobrir como fazer uma compra de produtos de limpeza no mercado mais eficaz, né? 

Você pode aprimorar sua lista de compras para ter mais praticidade quando estiver limpando a casa apenas ao listar tudo o que faz e tudo o que usa.

Parece simples demais? E é mesmo.

Não subestime o poder de anotar sua rotina, mesmo que seja aquilo que você está super acostumada a fazer

Limpando a casa todos os dias – e arrumando também

Até agora só falamos sobre a limpeza, mas quando a gente está limpando a casa, acaba arrumando também, certo?

Então, coloque o que você arruma na sua lista também, não apenas o que você limpa.

Mas fique atenta: arrumar é diferente de organizar. 

Assista o vídeo abaixo para entender a diferença e não sobrecarregar seu planejamento para quando estiver limpando a casa.

Agora é que vem o segredo para que o sistema “limpando a casa todos os dias ao invés de fazer faxina no sábado” funcione de verdade.

Com a lista de tudo o que você costumar limpar e arrumar em cada cômodo da sua casa em mãos, você vai separar quais atividades fazer juntas e quais demoram mais e precisam ser feitas sozinhas.

Por exemplo, se você listou que, no seu quarto é preciso arrumar a cama e arrumar sua mesa de cabeceira ou outra superfície TODOS OS DIAS, varrer o chão e trocar a roupa de cama UMA VEZ POR SEMANA e passar um pano em todo o chão e limpar os móveis e janelas UMA VEZ POR MÊS, pode perceber algumas coisas aí.

Primeiro, arrumar a cama e as superfícies são tarefas que não tomam mais que 5 minutos. Varrer o chão e trocar a roupa de cama pode demorar mais. Varrer todo o chão, passar pano e limpar os móveis e janelas toma BEM MAIS que 5 minutos.

Por que estou chamando sua atenção para o tempo aproximado que cada tarefa toma?

Porque para que você abandone o dia da faxina sem se sobrecarregar, a gente vai estipular que o seu timer sempre será programado para dedicar apenas 15 minutos por dia limpando a casa.

A gente geralmente gasta muito tempo limpando a casa porque se dispersa, já pensou nisso? 

Limpando a casa todos os dias na prática

Agora, vamos colocar as mãos na massa. Vou deixar um checklist para que você tenha foco quando estiver limpando a casa utilizando tudo o que a gente viu acima.

  1. Faça uma lista de tudo o que você costuma limpar e arrumar na sua casa, observando o que é feito em cada cômodo, quais produtos e utensílios você vai precisar para cada tarefa e, aproximadamente, quanto tempo vai levar
  2. Escolha qual item da sua lista pretende realizar hoje
  3. Pegue todos os produtos e utensílios que vai precisar para isso
  4. Pegue uma garrafinha de água e leve com você  
  5. Escolha uma música que você ama e coloque nos fones de ouvido para te animar
  6. Programe seu timer para apitar em 15 minutos e comece

Quando o timer apitar, apenas termine o que estiver nas suas mãos e pare! Isso é importante.

Nas primeiras semanas seu objetivo será observar quais tarefas couberam nos 15 minutos e quais precisariam de mais ou de menos tempo para serem finalizadas.

Nessas primeiras vezes, você estará limpando a casa com mais atenção que antes e é isso que vai garantir que esse processo se transforme em um hábito de forma fluida e simples.

Clique aqui para conhecer o livro mais interessante e informativo sobre formação de hábitos que já li, O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, e ainda ajude meu trabalho a crescer!

Ou clique aqui para obter a versão ebook kindle.

Com o tempo, você vai perceber que os 15 minutos do timer são equivalentes a uma determinada quantidade de músicas e talvez não precise mais do timer. Ou não. Eu ainda uso ele até hoje, porque me dá tranquilidade para executar a tarefa sem me preocupar com o tempo: o timer vai apitar e me avisar que acabou.

Limpando a casa todos os dias: principais benefícios

Você pode estar se perguntando: por que eu limparia a casa todos os dias ao invés de fazer faxina? É ruim perder o sábado mas parece trabalhoso demais ficar limpando a casa diariamente.

Pode ser que isso não funcione para você? Claro. Mas tenho 3 bons motivos para que você tente usar essa forma de limpar sua casa.

Primeiro, seu cérebro vai registrar esses 15 minutinhos de limpeza como um hábito e vai colocar essa tarefa no piloto automático pra você, ou seja, vai deixar de ser um esforço e se tornar algo natural, como escovar os dentes pela manhã.

Clique aqui para ler um pouquinho mais sobre o quanto a repetição é importante para a formação de hábitos lá no site da revista Vida Simples.

Segundo, sua casa não estará inteiramente bagunçada e suja na véspera da faxina, afinal, você estará limpando um pedacinho dela todos os dias.

Terceiro, imprevistos  acontecem. Lembra que eu mencionei lá no começo que a gente tem coisas mais interessantes pra fazer que ficar limpando a casa? Se alguma coisa legal aparecer e você precisar pular o dia da faxina, sua casa ficaria bagunçada e suja pelo dobro do tempo, até a próxima faxina.

Ao limpar um pouquinho da sua casa por dia, você estará livre para fazer as coisas mais interessantes que aparecerem ou para planejar coisas legais para fazer sem a culpa de pensar que deveria estar limpando a casa naquele dia.

Passar o sábado inteiro limpando a casa agora não é mais uma regra pra você, é uma opção.

Começar a listar tudo o que você costuma limpar pode parecer chato, mas na verdade, pode ser até divertido, porque vai te permitir observar com carinho a sua casa, as suas coisas, a sua realidade. O que pode ser mais interessante pra você que… você?

Faça isso com calma, respeite seu tempo e se lembre dos benefícios que essa mudança pode te trazer.

E se eu consegui te ajudar com esse texto, posso te ajudar a ir para o próximo nível: aprender a organizar sua casa. Além de aprender técnicas profissionais de organização, no meu ebook você também vai encontrar uma folha prontinha para imprimir e anotar a rotina de limpeza e arrumação da casa, além aprender como envolver sua família nessa nova rotina.

Clique aqui ou no banner abaixo e adquira o seu.

Ao clicar você será redirecionada para o site de compra, a Hormart

3 comentários em “Limpando a casa de um jeito rápido, simples e produtivo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s