3.Organização

Como organizar a mala de viagem

O final do ano chegou minha gente! Essa época gostosa de comemoração e reunião da família em que geralmente alguém tem que colocar o pé na estrada, né? Pois bem, se esse ano quem vai fazer isso é você, tenho umas dicas bacanas pra ajudar a colocar tudo o que você precisa na mala e, principalmente, encontrar tudo o que você levou e não deixar de usar nada porque o item se perdeu na mala ou aconteceu um acidente com os produtos de higiene que deixou todas as suas roupas melecadas de shampoo antes de chegar ao destino!

Eu uso todas as dicas que vou compartilhar com vocês quando vou montar minha mala então elas são testadas e aprovadas. Uma regra geral é: categorize sua mala. Nada de ir jogando tudo lá dentro aleatoriamente e precisar tirar várias peças, que já estão amassadas, pra encontrar alguma coisa que ficou jogada no fundo.

Como?

Aí vai:

Use suas necessaires

Antes de aprender essa dica eu costumava usar as necessaires somente pra itens de higiene ou bijus, nunca pra roupas mas, não é que funciona?

Quando ganhei minha filha e montei a mala da maternidade, separei as calcinhas e sutiãs de pós parto todos numa necessaire e os itens de higiene em outra. Na hora do banho, quando precisava que meu marido trouxesse as coisas pra mim, só pedia “Amor, me traz a necessaire bege e a rosa!” e pronto, estava tudo ali separadinho. Facilitava pra mim e pra ele. Então use e abuse das necessaires paradas no armário na hora de montar a mala!

Olha só alguns exemplos do que você pode colocar nelas:

  • calcinhas e sutiãs;
  • biquínis;
  • Itens de banho;
  • Itens de higiene que não são usados no banho como hidratantes pra o corpo e pra o rosto, protetor solar, desodorante, perfume;
  • Remédios;
  • Bijuterias;
  • Elásticos de cabelo, presilhas, pente, escova;
  • Cabos e carregadores do celular, da máquina fotográfica, de tablet, de notebook, fones de ouvido;
necessaires
Amo necessaires!

Tenha um saco para as roupas sujas

Na hora de montar a mala, coloque esse saco por cima de tudo. Logo que chegar ao seu destino, tire esse saco da mala e vá colocando todas as roupas sujas nele, conforme forem sujando. Na hora de ir embora, é só fechar o saco e colocar na mala. Se você ficar hospedado em hotel, pendure esse saco na porta do banheiro. Se estiver sendo recebido na casa de alguém, deixe bem acessível junto com as suas malas.

saco-lavanderia

Além das necessaires, existem os organizadores de mala, já ouviu falar?

Para as roupas e sapatos existem organizadores de mala pra separar os itens da forma que você preferir. É muito melhor pegar um saco com tudo separado do que se perder em itens soltos na mala. Eu uso tanto as necessaires quanto os organizadores de mala de viagem, de acordo com o item que quero categorizar.

Você fará muitas compras nessa viagem?

Compras a gente sempre faz né, mas pensar no quanto e no quê vai comprar também te ajuda na hora de montar a mala. Se você pretende comprar roupas lá, leve o mínimo possível daqui. Lembre-se que se você estiver viajando de avião, paga pelo excesso de bagagem, então se na ida estiver ocupando menos de 50% do interior da sua mala, vai aumentar as chances de poder voltar com ela lotada sem pagar a mais por isso!

Na mesma linha de raciocínio acima, considere se você pretende comprar uma mala quando chegar ao seu destino.

Comprar somente pra dar conta da quantidade de itens a serem trazidos e depois deixar uma das malas que você tem ocupando espaço no armário, sem uso, é um erro que eu mesma já cometi, então agora, se sei que farei muitas compras já levo isso em consideração. Se estou satisfeita com a qualidade e quantidade das malas que já tenho, levo uma bolsa grande ou uma mala menor dentro de outra mala maior, poucos itens de uso pessoal, e então não preciso comprar outra pra acomodar todas as compras.

Quem já teve um acidente com uma embalagem de qualquer líquido na mala levanta a mão!

Eu levanto as duas! Foi aí que aprendi uma dica muito bacana: abrir as embalagens, colocar um pedaço de plástico filme e fechar novamente. Isso impede que os líquidos vazem independente do sistema de abertura do frasco.

  • Mais algumas considerações importantes:
    • Tem algum item que você vai levar que precisa de benjamim pra ir pra tomada na sua casa? Considere levar o benjamim na viagem também;
    • Vai precisar lavar biquínis ou roupas íntimas no chuveiro? Considere levar um frasco com sabão;
    • Está viajando com bebês ou crianças pequenas? Considere levar um frasco com detergente e as escovas específicas para lavar as mamadeiras, copinhos, pratinhos e demais itens de alimentação na pia do banheiro do hotel;
    • Vai viajar de avião? Existe uma opção pra embalar sua mala e evitar danos no exterior dela. Envolva sua mala com plástico filme na ida e leve um rolo na mala para embalar na volta. Já fiz isso e funcionou muito bem, além de ser bem mais em conta do que embalar no aeroporto.
    • A viagem vai ser longa? Não se esqueça de carregar todos os seus itens eletrônicos na noite anterior, inclusive o carregador portátil, caso você tenha. Eu tenho e ajuda bastante a não ficar sem bateria quando a viagem vai ter muitas horas de duração.

Ter a mala de viagem organizada ajuda demais a não perder tempo nem na montagem da mala nem na hora de usar as coisas no seu destino. Na volta, também agiliza pra desfazer a mala porque você sabe de cara quais roupas vão pra máquina de lavar e quais vão pra gaveta, por exemplo.

Essas foram as técnicas que eu uso!

Compartilhem com todos que você sabe que vão viajar nesse final de ano e me conta aqui embaixo se você tem alguma dica que funciona super pra você!

9 comentários em “Como organizar a mala de viagem”

Deixe um comentário