Um novo ano está começando e isso significa que acabamos de passar por uma das épocas que mais rendem fotos e vídeos. É registro da ceia, da família reunida, de cada passeio e viagem feitos nesse período, da galera reunida na virada…enfim, na era digital em que estamos tudo rende muita foto.

E nesse clima de início de ano, o que acham de começar com alguma dicas pra organizar todas essas fotos e vídeos digitais?

Passo 1

Descarregue as fotos do seu celular ou câmera pra o computador assim que voltar de cada evento em que você fez registros. Assim a gente libera espaço pra que o aparelho não fique lento e é mais fácil ter controle na hora da organização.

Passo 2

Classifique as fotos por data e lugar onde foram tiradas. Eu já tentei separar por “Fotos das dogs”, “fotos na praia” e afins e dava um trabalho danado ficar classificando cada foto tirada pra saber pra qual pasta ia. E, no fim das contas, na hora de procurar a tal foto eu não conseguia rastrear.

Isso porque nosso cérebro memoriza melhor fazendo associações.

Se você der uma data e um nome para a pasta como “2016-12-25 – Natal”, quando você quiser aquela selfie linda que tirou no natal, vai intuitivamente bater o olho nessa pasta e saber que a foto está lá. Facilita trabalhar a favor da nossa cabeça!

Ah, e só uma coisa: Eu coloco a data começando pelo ano pra que as pastas fiquem na sequência cronológica certa!

Esse é um pedacinho da organização das minhas pastas!

Passo 3

Apague todas as fotos embaçadas, tremidas, cortadas e mal iluminadas e mantenha apenas as favorita. Não brigue comigo por essa dica, mas fazer isso economiza muitos megabytes de armazenamento e garante que todas as fotos que você salvou são as melhores.

Passo 4

E, por último, uma dica testada e aprovada: armazene suas fotos na nuvem.

Antes, colocava tudo num HD externo e depois que quase perdi tudo por um mal contato no cabo USB, fiquei com medo e joguei na nuvem. Estou gostando bastante, principalmente de poder acessar as fotos de qualquer lugar que estiver.

Agora, pra você que já tem muitas e muitas fotos armazenadas de forma desorganizada e quer organizar tudo, vou deixar uma lista de tarefas pra te ajudar a fazer isso.

1 – comece pelo que já está feito

Se tem alguma pasta com fotos que você sabe onde foram tiradas e que são do mesmo evento, olhe as propriedades de uma das fotos pra descobrir a data desse evento e já renomeie essa pasta!

2 – faça uma limpa em todas as suas pastas sem dó, conforme a 3ª dica lá de cima

3 – se não descobrir a data certa de alguma das fotos ou conjunto de fotos, não se preocupe

Tente lembrar pelo menos o ano, ou alguma palavra chave que te faça reconhecer facilmente o conteúdo dessa pasta!

4 – faça um pouquinho por dia, esse processo pode levar algum tempo para ser terminado

Você tem algum segredo pra ajudar nessa organização? Me conta aqui embaixo!