5.Ferramentas

Como usar o vinagre no lugar do amaciante

Hoje tem dica para quem quer economizar com os produtos que usa para cuidar das roupas sem perder nada em qualidade.

Hoje tem dica para quem quer uma substituição sustentável para 1 dos produtos de limpeza que usa.

Hoje tem dica curtinha, mas muito boa, minha gente!

Já tem algum tempo que eu substitui completamente uso do amaciante de roupas pelo vinagre de álcool e é isso que eu vou compartilhar com você hoje.

Eu já ouvi dizer que qualquer vinagre branco funciona, afinal, nessa categoria a gente encontra o vinagre de maçã, de vinho branco, de cereal de arroz – e por aí vai – e o que eu uso, o de álcool.

Todos funcionam? Bom, a única coisa que eu posso afirmar é que o de álcool funciona. Se você usa algum outro e funciona para você, já conta aqui pra galera nos comentários!

O vinagre de álcool é muito eficaz para tirar cheiros desagradáveis que são figurinha carimbada em toda a casa que tem animais de estimação ou crianças pequenas. Se assim como eu você tem ambos, os cheiros de xixi e vômito já te deixaram de cabelo em pé também!

Outra funcionalidade bem legal do vinagre para as roupas é amaciar toalhas. Sabe quando a toalha começa a perder aquele poder de absorção da água porque parece que os fiozinhos não estão mais tão felpudos? Pois é, o vinagre dá um jeito nisso.

Outro cheiro desagradável que some quando a gente usa vinagre como amaciante é o cheiro de cachorro das cobertas e caminhas ou de qualquer lugar que o seu amado pet resolva deitar quando o banho dele já está vencido.

E, como se não estivesse bom demais se livrar dos cheiros acima, o vinagre também tem o poder de eliminar os odores de suor que “agarram” nas roupas, como quando o maridão acabou de chegar depois de horas jogando futebol com os amigos.

Quando eu comecei a substituir o uso do amaciante pelo vinagre, foi aos poucos. Primeiro, usava apenas para essas peças que eu citei, que estavam com odores mais característicos.

Depois, acabei aderindo ao uso do vinagre de álcool para todas as lavagens e me adaptei muito bem.

Em relação ao quanto as peças ficam macias não há com o que se preocupar. O poder amaciante do vinagre é igualzinho ao do amaciante convencional.

Quanto ao cheiro do próprio vinagre, também não tem com o que se preocupar porque ele vai sumir junto com os cheiros desagradáveis. Não se preocupe em ficar com peças de roupa com cheiro de salada porque isso não vai acontecer.

O que muitas pessoas questionam é a ausência de perfume, porque elas gostam das roupas macias e perfumadas.

E para isso, minha recomendação é que você use óleos essenciais. Escolha a sua fragrância favorita e pingue cerca de 7 gotas junto com o vinagre no dispenser para amaciante da sua máquina de lavar.

Quanto a quantidade de vinagre, uso cerca de 150ml para minha máquina de 8kg na capacidade máxima de roupas.

Espero que você tenha gostado da dica, caso ainda não a conhecesse, e que você possa ter mais dinheiro livre para investir em outras coisas com a economia que vai ter ao substituir o amaciante por vinagre!

7 comentários em “Como usar o vinagre no lugar do amaciante”

Deixe um comentário