Vida sem papel: digitalize suas informações

E aí, pessoa que tá do outro lado da tela, tudo bem?

Você é do tipo de pessoa que se dá melhor com papel ou com aplicativos? Já responde pra mim os comentários que eu quero saber!

Eu diria que sou 99% digital. E esse 1% é porque tem coisas que não dá pra ter só a versão digitalizada como os documentos, por exemplo.

Eu recebo meus boletos por email, tenho agenda digital, anotações no digital, tenho uma coleção de livros em versão digital no meu Kindle… e essas só algumas substituições que eu fiz.

Estou sempre fuçando nas redes sociais e nos blogs pra encontrar dicas de sites e aplicativos que me permitam eliminar cada vez mais o papel da minha vida e, sempre que eu testo alguma ferramenta digital que funcionou pra mim, compartilho com vocês.

Se você já me acompanha, nem preciso falar que o meu melhor amigo no mundo digital é o Evernote, porque já rolou muita publicação aqui no blog ensinando a usar ele.

Mas manter uma vida que já existe no universo digital é mais fácil do que migrar tudo o que existe na nossa vida em formato de papel.

Esse post é pra te ajudar a começar esse processo pelo primeiro passo: digitalizar.

Digitalizar é transformar em arquivo digital tudo o que antes era físico. Algumas coisas nós poderemos digitalizar e descartar, eliminando assim muito papel da nossa vida. Já outras coisas, vamos digitalizar mas vamos precisar manter o original. E o motivo de digitalizar o que não pode ser jogado fora é simplificar o acesso quando a gente precisa, uma ideia que eu explico melhor nesse post aqui.

Se você tem mais de 30 anos de idade, vai se lembrar da época em que, pra transformar uma informação que estava em uma folha de papel em arquivo digital, nós precisávamos ir até um local que tivesse uma máquina própria, que tirava cópias e escaneava, e pagar pra transformar nossos papéis em arquivos legíveis e de boa qualidade ou, então, possuir uma impressora multifuncional que possuísse a função de scanner.

Hoje em dia não é mais assim. Existem aplicativos que usam a câmera do celular para escanear os papéis com uma qualidade excelente e de graça.

É o caso do Evernote.

Digitalizar a papelada precisa ser um processo que caminhe de mãos dadas com o processo de desapego do que não é mais relevante manter.

Digitalize apenas o que já foi selecionado para ser mantido. O método de desapego que eu ensino pra vocês nesse post aqui vai te ajudar bastante a embarcar nessa tarefa de lidar com a sua papelada de uma forma mais leve.

Seguindo o método de desapego direitinho e eliminado o máximo de papéis possível pelo processo de digitalização, você vai diminuir muito o volume de papéis na sua casa.

Foi assim que eu consegui concentrar todos os documentos e papéis importantes da minha família em apenas uma pasta aqui em casa.

A imagem ao lado é da pasta que eu escolhi: ela usa o sistema de pastas suspensas e é rígida e com tampa transparente. Custou um pouco mais mas tem organizado de uma forma bem eficiente a papelada da família por aqui há mais de 5 anos.

E pra te ajudar ainda mais no processo de digitalização, fiz um vídeo com o passo a passo para usar a funcionalidade de escaner do Evernote para esse fim.

Ficou com alguma dúvida sobre o processo de digitalização dos papéis? Deixa aqui nos comentários!

Abraços e até semana que vem 😉

Publicado por Mila Bueno

E aí pessoa que tá do outro lado da tela, tudo bem com você? Eu sou a Mila Bueno, uma pessoa que vive um estilo de vida minimalista com a família e compartilha com vocês conteúdo sobre organização, minimalismo e autoconhecimento! Seja bem vind@!

4 comentários em “Vida sem papel: digitalize suas informações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: