Digitalize tudo!

Olá, meus queridos!

Já estamos do 5º post da série “organizando tudo” =D
Você viu os posts anteriores? Se não viu, veja! É só clicar nos links aqui embaixo que os posts vão abrir numa nova janela pra você:

E hoje vou pegar o gancho do dia que falei pra vocês sobre o Evernote e falar sobre um pequeno hábito que tem me ajudado bastante: digitalizar.

Digitalizar é transformar em arquivo digital tudo o que era físico. Algumas coisas nós poderemos digitalizar e descartar, eliminando assim muito papel da nossa vida, outras coisas vamos digitalizar pra facilitar a nossa vida, mas ainda precisamos manter o original em papel. Quer um exemplo de cada um? Vamos lá!

Cartões de visita ou folhetos – quando você vai em algum estabelecimento ou vai contratar algum serviço, você não precisa necessariamente guardar a versão em papel do cartão ou folheto de serviços desse lugar. Você pode fotografar e guardar em um local seguro que facilite a busca e a visualização quando você precisar dessa informação e o Evernote te permite fazer isso muito bem. Sendo assim, para cartões de visita ou folhetos, nós podemos fotografar e descartar o original em papel.

Documentos – quantas vezes quando vamos fechar um contrato de serviços ou começar a trabalhar numa nova empresa e precisamos enviar nossa documentação? Todas as vezes, né? Então, se já tivermos tudo digitalizado e salvo em um local seguro, podemos apenas encaminhar nossos documentos em vez de sair correndo pra tirar cópia e ter que ir até o local entregar. O envio de documentos tem sido bem aceito ultimamente, eu não lembro qual foi a última vez que tive que tirar cópia deles e entregar em mãos. De qualquer forma, vale a pena perguntar se a pessoa ou empresa com quem você está tratando aceita que os documentos sejam enviados em vez de copiados e levados em papel. Documentos são documentos, então, nós podemos digitalizar mas temos que manter o original guardado.

Esses foram só dois exemplos distintos mas eu não chamei a digitalização de “hábito” na minha vida à toa. Todo o papel que pego na mão é avaliado pra ver se posso digitalizar e descartar a versão em papel. Se posso, faço isso na hora pra não ter que ter uma pilha de “depois eu vejo” bagunçando minha mesa. Se não, já guardo o papel em questão na minha pasta arquivo. Olha ela aqui na foto! Esse é o espaço que tudo o que eu tenho em papel ocupa na minha vida:

 
Olha esse retângulo branco da segunda imagem: é o espaço que minha pasta arquivo ocupa na prateleira. Digitalizem queridos!!

Qual a vantagem da digitalização?
Menos pastas para armazenar papéis, o que resulta em menos itens pra limpar, arrumar e organizar, o que vai te proporcionar mais tempo livre e mais espaço disponível! Lindo não? =D

Clique aqui pra ir pro post que fiz sobre o Evernote e veja se essa ferramenta se encaixa na sua vida tanto quanto se encaixa na minha. E aproveita pra ver o post Organizando fotos digitais que tem tudo a ver com esse tema!

Dúvidas e comentários? Deixa aqui embaixo, vai!

Beijos!
Anúncios

2 comentários sobre “Digitalize tudo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s