Pra quê higienizar esponja de lavar louça e o super kit pra facilitar o dia a dia

Olá, meus queridos!

Hoje é dia de falar da esponja de lavar louça, das coisas fofas que moram nela quando está suja e te dar uma dica bacana pra montar um kit pra lavar a louça que pare de riscar suas panelas lindas e machucar suas mãos tentando lavar recipientes estreitos!

Primeiro, a esponja.
Não tem muito o que falar sobre a limpeza dela, prefiro mostrar alguns dados. As informações abaixo vieram da análise de um infectologista:

Na esponja suja  Foram encontrados quatro tipos de bactérias, como as intestinais e a cândida, que pode dar micose de unhas, corrimento nas mulheres e “sapinho” nas crianças;
esponja-louca-suja-contaminacao
Eca! =S
Esponja lavada com água e sabão – Diminuiu bem o número de colônias comparando com a amostra da esponja suja, mas continuou com muitos micro-organismos;
Esponja colocada no micro-ondas por 2 minutos – Ficou livre dos micro-organismos;
Esponja fervida por 10 minutos – Ficou livre dos micro-organismos.

Ok, mas a gente precisa fazer isso a cada lavagem de louça? Não necessariamente.

A cada louça, após utilizar a esponja, remova qualquer resto de comida que ficou preso. Além de alimento, as bactérias adoram a umidade. Não dê essa chance a elas e, na medida do possível, torça a esponja para que grande parte da água seja dispensada. Em seguida, deixe-a secando. Sabe aqueles utensílios bonitinhos que a gente compra pra deixar a esponja de pé ou sobre uma espécie de grelha? É pra isso que eles servem, pra deixar a esponja secar, longe da umidade da superfície da pia.
kit-pia
Que graça, não?
Para higienizar no micro-ondas, molhe toda a sua esponja e não deixe que ela seque; só tome cuidado com as esponjas feitas de plástico, que podem derreter no aparelho. Para evitar problemas, coloque uma toalha de papel debaixo da esponja. Em seguida, leve-a ao micro-ondas por 2 minutos e tome cuidado na hora de tirar porque vai estar bem quente! Eu uso esse método todo dia porque entrou na logística da minha louça, olha só: acabei de lavar a louça, coloco a esponja no microondas. Daí, enquanto ela está lá eu termino de secar a pia e deixar tudo em ordem. Quando eu termino a pia a esponja também terminou e pronto, saio da cozinha!

Ah, e para quem tem uma máquina lava-louças, tem um jeitinho que entra na rotina de vocês também. Coloque a esponja dentro do aparelho para a próxima lavagem e secagem e a deixe dentro da máquina até o final do ciclo. Depois de terminada a lavagem, a esponja estará praticamente sem bactérias.

Bônus da Mila: eu não tenho cafeteira convencional, fervo a água para preparar café coado. Então, fervo mais água que o necessário para o café, coloco a esponja dentro da pia e despejo a água fervendo nela. Faço isso toda a vez que preparo café.
Percebeu que dá pra colocar a higienização da esponja na rotina, sem ter que mudar muita coisa?
Para fechar, lembre-se de trocar a esponja com frequência. Na embalagem, o fabricante dá a dica da vida útil da esponja.

Agora, vamos ao kit prometido para facilitar essa rotina, minha gente!
O que você tem pra lavar a louça? Provavelmente detergente e esponja comum, aquela verde e amarela, certo? Pois então, eu também tinha só isso, mas descobri alguns utensílios que facilitam o processo. Bora facilitar!

Esponja normal – para a louça do dia a dia;
esponjacomum
Esponja não abrasiva – eu acabei tendo só essa na verdade, porque ela não risca os vidros nem o teflom das panelas e limpa o restante do mesmo jeito;
esponja-nao-abrasiva
Escova com cabo comprido – essa veio quando comprei a escova de mamadeira da minha filha! Uso uma dessas pra jarras, copos térmicos que são difíceis de alcançar o fundo com as mãos, potes de vidro com o bocal mais fechado e por aí vai;
escova-lava-louca-boneca-2
Tem dezenas de opções para combinar com a sua decoração!
Luvas – sim, luvas! A caixa de luvas cirúrgicas mesmo, custa barato e você usa cada par mais de uma vez. Eu gosto das cirúrgicas porque não perco a sensibilidade. E não é só para não ressecar as mãos não, mas para preservar nossas unhas! Quanto custa o esmalte e todo o seu kit de manicure? Quanto tempo gastou para fazer as próprias unhas ou quanto foi a manicure? Vamos colocar tudo isso na conta e ver se vale a pena usar luvas para que as unhas fiquem feitas a semana toda? Para mim vale!
luvas
Rodo de pia – umidade = acúmulo de bactérias. A pia deve estar seca, sempre, e isso já diz porque não gosto dos paninhos de pia. Dá pra pendurar o rodo na parede e liberar espaço na superfície da pia;
rodopia
Esse será meu em breve! É da TokStok!
Panos de prato – eu quase não uso aqui em casa. No post sobre rotinas, contei um pouquinho pra vocês sobre como faço e até faltou uma informação lá. Eu lavo a louça de noite e guardo de manhã. Durante o dia, a mesma coisa: lavo e deixo no escorredor, aí guardo na próxima refeição que for preparar. Uso o pano de prato quando sujo mais do que cabe no escorredor de pratos!
pano-prato
Não sei quem fez essa lindeza, mas está de parabéns!
Bicarbonato de sódio e vinagre branco – clique aqui que você vai descobrir como essa dupla é um item de necessidade para facilitar a vida!

E é isso aí!
Espero que tenham gostados das dicas. Faltou alguma coisa nesse kit? Você usa alguma técnica diferente pra higienizar sua esponja?
Me conta nos comentários!
Anúncios

4 comentários em “Pra quê higienizar esponja de lavar louça e o super kit pra facilitar o dia a dia

  1. Olá, Mila!

    Eu não sabia dessa do micro-ondas!
    Vou tentar incorporar à minha rotina também.

    Obrigado pelas dicas!

    Peço sua licença para divulgar os “Minicontos Volume 3”, grátis na Amazon até 23/06.

    Eu ficaria muito agradecido se pudesse baixar a obra e fazer uma avaliação.

    Muito obrigado,
    Lucas Palhão

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s