Errei…e agora?

Olá, meus queridos!

Gente, semana passada fui pega por uma gripe ou resfriado, não sei ao certo, porque independente do que for, sempre me ataca a garganta, me dá uma moleza enorme e me deixa no mínimo uma semana inteira sem conseguir fazer minhas tarefas direito.

Ficar doente quando nos preocupamos apenas com nós mesmos, ou seja, sem filhos, é mais tranquilo, digamos assim. E quando eu falo “tranquilo” eu não to falando da intensidade da doença, tá? Ficar doente é sempre um saco, não importa quantos dependentes nós temos então, quando eu falo que é mais tranquilo, estou falando da parte da recuperação da doença.

Antes da Luna, se eu não estivesse me sentindo bem e estivesse em casa, tomava um remedinho, fazia um chá, me enrolava nas cobertas e dormia ou só ficava quietinha vendo um filme e descansando pra deixar meu corpo fazer o que ele faz melhor, se recuperar sozinho. Agora que tenho alguém sob os meus cuidados que está numa fase que ainda não come sozinha, nem sabe ir ao banheiro ou tomar banho sem ajuda, eu só durmo se ela dorme também e não dá pra ficar quietinha descansando, afinal ela também precisa de atenção constante.

E foi nesse clima de “cuidar de mim e cuidar dela” que me encontrei numa situação que vai na contramão de tudo o que eu procuro ser e escrevo pra vocês: me organizar pra não me preocupar com situações assim, atípicas.

Eu percebi que não conseguiria programar posts pra semana passada, e vocês viram que não teve mesmo, que não ia conseguir cumprir o que tinha programado pra semana, que não ia fazer nada, na verdade, enquanto estivesse ruim.

E foi aí que eu percebi que tudo isso seria muito importante de compartilhar com vocês. Eu sou uma pessoa que gosta muito de se programar e se planejar, o que acaba aflorando um “crítico” bem forte que sussurra no meu ouvido o tempo todo que eu fiz alguma coisa errada quando as coisas não saem como o planejado. Sabe o que aconteceu na minha cabeça quando eu perdi o controle da minha programação de apenas uma semana por estar doente e ter uma filha pequena pra cuidar? Muita cobrança e autocrítica.

Eu sou uma profissional de organização, escrevo pra vocês sobre organização de rotinas e programação do tempo e já escrevi pra vocês diversas vezes sobre se programar direitinho pra, quando um imprevisto desses acontecer, a gente poder descansar com a mente em paz porque está tudo encaminhado. Não posso sofrer um deslize desses!

Só que, quer saber? Posso sim. E você também pode. Todo mundo pode. Todo mundo pode errar, falhar, aprender e começar de novo, ué!

É engraçado que esse tipo de deslize às vezes acontece só pra lembrar a gente do porquê de fazermos as coisas como fazemos. Por que eu me organizo e me programo? Porque a sensação dentro de mim e as consequências externas da falta de programação e organização são péssimas e não me fazem bem.

Ninguém é de ferro e, se você tem alguma dificuldade em implementar as rotinas, programações semanais e tudo o mais, fique tranquilo. Somos humanos, somos imperfeitos. Em especial nós mulheres, que vamos acumulando papéis e temos o péssimo hábito de dedicar uma fração mínima de tempo pra nós mesmas, pra recarregar as energias, meditar, descansar a mente, reservar um tempo pra o que nos faz bem, a nível íntimo e pessoal.

Eu terminei de ler um livro recentemente que me deu uma compreensão extra e profunda sobre essa coisa da autocrítica, e eu não posso deixar de compartilhar esse título com vocês: Inteligência positiva, do Shirzad Chamine. Vou fazer uma resenha dele em breve, porque esse livro é digno de um post só pra ele, então, fique de olho aqui no blog!

Beijos!
Anúncios

Um comentário sobre “Errei…e agora?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s