Você é rico ou parece rico?

Olá, meus queridos!

Recentemente estava lendo um dos textos que escrevi aqui no blog falando sobre como eu lidei com a crise – clique aqui para ver qual é – onde eu contei pra vocês todos os benefícios que esse período de crise me trouxe e como eu descobri que poderia continuar usufruindo de algumas coisas – contanto que eu mesma as fizesse. Mas existe uma linha de pensamento que me guia até hoje, que emergiu de forma mais forte dentro de mim depois de todo esse processo que eu passei, e que eu ainda não falei sobre aqui no blog.

Cofrinho-blog-mila-bueno

RIQUEZA ≠ DINHEIRO

Primeiro, RIQUEZA não é sinônimo de DINHEIRO. Riqueza, pra mim, é liberdade de escolha, é poder de decisão. Se nós pensamos bem a fundo, ninguém quer dinheiro. Retângulos coloridos de papel não mudam a vida de ninguém. O que todos nós queremos é o que o dinheiro compra, mais especificamente, as sensações e sentimentos que serão consequência do que o dinheiro comprou. Nós queremos nos alimentar bem, passear, viajar, ser reconhecido pelas tarefas que exercemos, ter uma família ou um grande amor, conhecer o mundo…enfim, cada um – segundo o seu estilo de vida – está em busca de muito mais que DINHEIRO.

Você pode estar aí pensando: é mas não dá pra ter liberdade de escolha sem ganhar bem.

Tem certeza?

Abra o leque sobre o que é liberdade de escolha. Algumas escolhas só são possíveis com mais grana mesmo, tem razão.

Mas não todas. Não sempre. Não as mais importantes.

Parecer-rico-blog-mila-bueno

SER RICO X PARECER RICO

Seguindo essa linha de pensamento, dinheiro não é o objetivo final, é um dos meios para chegar lá e existe uma coisa que merece nossa atenção: a diferença entre SER rico e PARECER rico. E é aqui que o relato que escrevi sobre como eu lidei com a crise parte 3 se relaciona.

Nesse texto, eu escrevi que fazia várias coisas por conta própria, uma delas, minhas unhas. Hoje, que tenho mais tempo e pouco dinheiro disponível, faço minhas próprias unhas. Se em algum momento essa situação inverter – menos tempo e mais dinheiro – vou precisar me adaptar, afinal, EU levo cerca de 1 hora e meia para fazer minhas 20 unhas enquanto uma profissional especializada nisso leva cerca de 30 minutos para fazer o mesmo serviço.

Uma das coisas que todo esse período de crise me ensinou foi a investir em autoconhecimento para, a partir daí, definir minhas prioridades e atender a elas. E isso não serve só para um período de crise financeira, é pra sempre.

Para isso, existe uma pergunta que sempre precisa ser feita:

Posso cortar algum gasto para que minhas prioridades sejam atendidas da melhor forma possível?

Se você tem um sonho ou objetivo que não está conseguindo atingir porque ele precisa de um investimento financeiro maior, será que a terceirizarização de alguns serviços que você mesmo poderia fazer – manicure, pedir delivery de comida ao invés de cozinhar, banho dos cachorros, depilação etc – está no caminho da realização desse plano?

Você está dando a devida importância às suas prioridades e ficando feliz e satisfeito com isso – SENDO RICO – ou está fazendo o que as pessoas que já estão em outro patamar financeiro, que não é o seu, fazem – PARECER RICO?

Pode ser que você esteja enfrentando algumas dificuldades em alcançar seus objetivos porque está vivendo a vida de outra pessoa. Eu descobri isso sobre mim mesma quando enfrentei a crise.

Nada é para sempre. Reavaliar sua situação sempre que algum aspecto muda vai sempre ser a melhor jogada.

Tempo-e-dinheiro-blog-mila-bueno

Quando o tempo com os meus projetos estiver maior que o tempo livre, eu provavelmente não vou querer mais fazer minhas próprias unhas, ainda mais se tiver de escolher entre tempo de qualidade com minha família e uma atividade que posso terceirizar.

Pense nisso.

Abraços e até semana que vem 😉

Anúncios

2 comentários

  1. Parabéns pelo texto, gostei muita da reflexão sobre priorizar o que queremos, passamos muito tempo tentando atender demandas que muitas vezes nem são nossas apenas para parecer algo que não somos, e no fim acabamos não buscando aquilo que realmente desejamos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s