Mala de viagem minimalista

Oi, gente!

Estou em clima de viagem e querendo compartilhar com vocês tudo que está funcionando pra mim na hora de organizar as malas. Já escrevi aqui no blog sobre fazer e desfazer as malas sob o ponto de vista da organização de tudo o que vai nela e, hoje, quero falar sobre outro ponto de vista, sobre montar uma mala de viagem minimalista.

Lembram do texto em que eu falei sobre o que é o minimalismo pra mim (clique aqui se ainda não leu)? Vamos começar adaptando esses conceitos minimalistas para a montagem da mala.

Se minimalismo é sobre foco no que é importante, eliminando os excessos, podemos dizer que montar uma mala de viagem minimalista é focar no que realmente é importante ser levado para o seu destino, eliminando tudo o que tem grandes chances de ir e voltar sem ser nem tocado, os famosos excessos.

Na hora de focar no que é realmente importante, existe um caminho que vai facilitar essa linha de raciocínio, algumas perguntas que você irá fazer pra você mesmo na hora de planejar sua viagem e que vão ter impacto direto na hora de montar a mala.
Olha só as 2 questões que eu costumo considerar:
  • Quais atividades eu vou mesmo fazer no meu destino e o que eu preciso levar pra fazê-las confortavelmente? Vou a alguma festa ou evento? Vou fazer trilhas ou caminhadas?
  • Como vai estar o tempo? Se a gente vai pra praia, já pensa nos biquínis e chinelos, se vai para o campo, já pensa em calçados fechados, mas, mais que isso, é importante reparar na época do ano e em como está o tempo lá. Se conhece alguém que mora no lugar do seu destino de viagem, pergunte se tem chovido ou se tem feito muito sol.
Essas 2 perguntas nos levam a pensar somente no que vamos usar e parar de encher a mala de itens que pertencem à categoria “vai que eu preciso”.
viagem-minimalista-blog-mila-bueno
E uma dica extra pra você: elimine o máximo de volume que você puder. Ao invés de levar um pote de tamanho padrão de shampoo, coloque um pouco do produto em um potinho menor. Use toalhas esportivas, daquelas que ocupam um espaço mínimo. Confine suas coisas em necessaires, que vão ficar daquele mesmo tamanho dentro da mala sem esparramar para os lados e enroscar nas demais coisas na hora de tirar da mala.

Pense que o trajeto também faz parte da viagem e que você não precisa ir desconfortável e cheio de bagagens nos braços ou nos bancos do carro, incomodando pelo peso ou tomando o seu lugar na hora de sentar.

Fiz uma viagem recentemente com meu marido e minha filha de ônibus, com 5 dias de duração, para o litoral e esse é um exemplo interessante da frase acima. A Luna ainda quer colo com frequência quando estamos na rua e ela já está pesada. Carregar a bagagem + bolsa + brinquedos e por aí vai é bastante desconfortável. Além disso, no ônibus de viagem, a gente sempre tira um cochilo e quer poder esticar as pernas e recostar o assento. Não dá pra fazer isso direito se estivermos carregando um monte de coisas. Então, lancei um desafio para nós nessa viagem: levar tudo o que poderíamos precisar em apenas 2 mochilas. Sem a minha bolsa, sem sacolinhas, sem nada além das 2 mochilas.
E assim fizemos.
E deu certo!
mala-de-viagem-blog-mila-bueno
Nossa bagagem nessa última viagem!
2 adultos e 1 criança por 5 dias na praia com apenas 2 mochilas e nada mais foi um feito e tanto e uma das decisões que tornou isso possível foi deixar pra comprar fraldas descartáveis e algumas comidas no nosso destino ao invés de levar de casa. Nós nunca tínhamos feito uma bagagem tão enxuta assim e eu percebi que não só é possível como também muito mais confortável. Quando eu estava arrumando a mala da volta, percebi que tinha até alguns excessos e que, na próxima viagem, poderei deixar as malas um pouco mais folgadas.

Outro detalhe que nos ajudou bastante foi levarmos sacolinhas retornáveis, daquelas que dobram e se encaixam em um saquinho pequeno, pra trazermos as sobras das fraldas e achocolatado que compramos para a Luna, assim como comprinhas que fizemos por lá.

O que achou dessa ideia? Topa entrar nesse desafio de fazer uma mala enxuta na próxima viagem?

Me conta aqui nos comentários!

Abraços e até semana que vem 😉
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s