Evernote #2 – Notas e WebClipper

Oi, gente!

Prontos para aprender um pouco mais sobre o Evernote e organizar de uma vez por todas sua vida digital? Hoje, vamos continuar nossa série sobre organização digital falando sobre NOTAS.

Se você está chegando agora por aqui, saiba que este post é parte de uma série de postagens sobre como utilizar o Evernote! Comece por aqui.

Mas, o que são notas?

No Evernote, uma NOTA é qualquer pedaço de informação que você queria salvar para consultar mais tarde. Você pode manter praticamente qualquer tipo de conteúdo em uma nota, como:

  • digitar um texto, contando com várias opções para personalizar o layout e estilo do texto
  • gravar um áudio através do próprio Evernote
  • anexar fotos e arquivos de praticamente qualquer outro programa
  • digitalizar contratos, documentos ou anotações feitas em papel
  • fazer anotações dentro de arquivos pdfs
  • salvar páginas da web que sejam relevantes para você, através do WebClipper

O Evernote é bastante simples de usar e bem intuitivo mas, para a maioria das pessoas que está começando a usar essa ferramenta, as nomenclaturas acabam sendo a parte mais complicada de se habituar. Então, vamos fazer uma analogia. Quem nunca usou o Evernote está acostumado a criar uma pasta no computador e adicionar dentro dela vários tipos de arquivo como .pdf, .jpg, .doc e por aí vai. No Evernote, cada NOTA é um editor de texto, onde você pode escrever o que quiser e também anexar arquivos. Já as pastas do computador seriam similares aos cadernos e etiquetas – que nós vamos abordar mais para a frente.

Captou a ideia?

Está chegando agora aqui no blog Mila Bueno? Seja bem vindo! Para ter acesso a mais conteúdos  sobre minimalismo, organização e positividade, me acompanhe também no Instagram e Facebook 😉

Como editor de texto, cada nota conta com recursos bem bacanas como inserir tabelas, caixas de seleção, marcadores e listas numeradas. Você também pode compartilhar sua nota com outros usuários Evernote, usar um modelo como base para te auxiliar ou criar um a partir de uma nota sua, adicionar um lembrete ou fazer uma apresentação.

Ah, e você pode criar uma nota a partir de qualquer dispositivo, tanto do computador, quanto do celular ou tablet.

Em resumo, em uma nota você pode salvar qualquer tipo de informação e misturar texto, áudio, imagens e anexos, de forma que você tenha o mais completo e organizado registro de tudo o que precisa salvar.

Capturando páginas da Web com o WebClipper

O WebClipper é um recurso muito legal que te permite capturar páginas da web no computador e salvar no Evernote. Sabe quando você está lendo um artigo bem interessante ou encontrou uma coisa que está procurando há tempos e gostaria de salvar essa página, com o link de referência? É isso que o WebClipper faz. E ele faz isso se comunicando completamente com o Evernote, permitindo que você salve a página em uma nota e abrindo uma janelinha com todas as opções para que você escolha onde ela será organizada na hora, como na imagem abaixo.

Se você já aproveitou o post da semana passada para se cadastrar no Evernote, crie uma nota nova e explore cada botãozinho e cada opção disponível nela, tanto no computador quanto no celular ou tablet. Você vai perceber que os recursos são um pouco diferentes em cada dispositivo, exatamente para poder se adequar melhor ao que você pode fazer usando cada um deles. Descubra cada recurso da nota sem medo de ser feliz! Você vai perceber que elas são bem intuitivas e simples de mexer.

Semana que vem vamos partir para a organização das suas notas no Evernote, começando pelos CADERNOS e PILHAS.

Abraços e até semana que vem 😉

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s