Evernote #3 – Cadernos e Pilhas

Oi, gente!

Continuando nossa série de postagens sobre o Evernote, hoje vamos falar sobre CADERNOS e PILHAS.

Se você está chegando agora por aqui, saiba que este post é parte de uma série de postagens sobre como utilizar o Evernote! Comece por aqui.

E o que são cadernos?

Cadernos são coleções de NOTAS. Cada nota criada, vai ser armazenada em um caderno. Pegando o gancho da analogia que fiz pra vocês no último post, quando falei sobre as notas, aqui, cadernos podem ser entendidos como “pastas”. Por padrão, cada vez que uma nota nova é criada o Evernote salva no caderno que veio com a sua nova conta. A partir daí, você pode criar seus próprios cadernos para salvar e organizar suas notas.

Está chegando agora aqui no blog Mila Bueno? Seja bem vindo! Para ter acesso a mais conteúdos  sobre minimalismo, organização e positividade, me acompanhe também no Instagram e Facebook😉

E quanto às pilhas?

Se para facilitar sua transição de organização digital para o Evernote nós associamos CADERNOS com PASTAS, as PILHAS seriam pastas dentro de pastas. Quando estamos organizando nossos arquivos no computador, nós podemos criar uma pasta chamada PESSOAL e dentro dela outra pasta chamada FOTOS, por exemplo. No Evernote, vamos criar um caderno chamado PESSOAL, outro chamado FOTOS e empilhar esses cadernos, para que um fique dentro do outro. Mas fique atento: não é possível ter pilhas dentro de pilhas. Você só poderá colocar aninhar 1 nível de cadernos dentro de uma pilha.

Ah, Mila, mas isso não é ruim para organizar minhas informações? No computador eu tenho uma pasta chamada PESSOAL, e dentro dela uma pasta chamada FOTOS, e dentro dela uma pasta chamada CHURRASCO NA PRAIA e por aí vai. Não vou poder levar esse mesmo sistema de organização para o Evernote?

Para responder isso, vou deixar o passo a passo do Evernote de lado um pouquinho e falar sobre um conceito de organização. Para a organização ser eficiente, ela precisa ser SIMPLES e INTUITIVA. Você precisa achar o que você procura facilmente. Infinitas pastas dentro de outras pastas acabam se tornando uma categorização desnecessária que parece que vai ajudar mas, no fundo – acredite na personal organizer que vos escreve – acaba atrapalhando. Nesse ponto, o conceito de taxonomia vai ser de grande ajuda para se organizar dentro Evernote. Clique aqui para ler o post específico sobre esse conceito.

Então, para resumir, tente focar em uma organização simples usando somente os cadernos e pilhas que sejam realmente necessários para categorizar suas informações, ok?

Mas, se você perceber que um determinado tipo de categoria está precisando de mais níveis hierárquicos de organização, ou seja, se você perceber que precisa levar aquele sistema de pastas dentro de pastas do seu computador para o Evernote, existe outra opção de organização além dos cadernos: as ETIQUETAS.

Volte semana que vem, porque nós vamos falar exatamente sobre elas!

Abraços e até semana que vem 😉

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s