Evernote #4 – Etiquetas

Oi, gente!

Hoje nós vamos continuar nossa série sobre como usar o Evernote. Já falamos sobre os PLANOS DISPONÍVEIS, sobre as NOTAS e sobre CADERNOS E PILHAS e, hoje, é dia de falar mais um pouco sobre a organização das suas notas. Vamos aprender mais sobre as ETIQUETAS.

Se você está chegando agora por aqui, saiba que este post é parte de uma série de postagens sobre como utilizar o Evernote! Comece por aqui.

E o que são etiquetas, Mila?

As ETIQUETAS são outra forma de organizar suas notas, além dos cadernos. Elas são, basicamente, palavras-chave que você adiciona às suas notas, permitindo que elas fiquem mais fáceis de ser localizadas. Você pode utilizar apenas cadernos para se organizar no Evernote ou pode usar uma combinação de cadernos e etiquetas. Esse é o sistema que eu uso hoje.

Mas então quando usar cadernos e quando usar etiquetas?

Essa é uma questão bem pessoal que só o uso prolongado da ferramenta Evernote vai poder te responder. Mas eu vou te mostrar como eu organizo as postagens aqui do blog lá no Evernote usando essa combinação caderno-etiqueta para que você compreenda a idea do uso delas e como esse sistema pode ser bastante útil.

No meu Evernote, tenho um caderno chamado MB Blog. Nele, eu organizo cada post que já foi publicado e cada ideia para novas postagens, sendo cada um desses conteúdos uma nota diferente. Mas, independente de serem backups de textos já publicados ou ideias novas, todas as notas do caderno MB Blog são textos referentes ao blog. Então, para me ajudar a localizar mais facilmente o que são ideias e o que são backups, utilizo 2 etiquetas: a etiqueta Conteúdos e a etiqueta Publicado e classifico cada texto conforme vou escrevendo. Quando um texto que era ideia de conteúdo é finalizado e publicado, troco a etiqueta Conteúdo pela Publicado e tudo fica sempre organizado e fácil de localizar.

Quer mais um exemplo? Você pode ter documentos digitalizados no seu Evernote de toda a sua família. Todos são documentos, então, podem estar no caderno Documentos, mas para te ajudar a localizar qual pertence a quem, você pode criar etiquetas com o nome de cada membro da família e categorizar os documentos de cada um nessas etiquetas.

E é aí que vem uma funcionalidade bacana das etiquetas. Você também pode ter digitalizado qualquer outra informação dos membros da família e usar as mesmas etiquetas com o nome deles. Quando você acessar a etiqueta “mamãe” por exemplo, vai ver tudo o que seja referente a ela que está em outros cadernos, não somente no caderno Documentos que usamos no exemplo acima.

No Evernote, todas as notas precisam estar dentro de um caderno. Não é possível usar apenas etiquetas e nenhum caderno. Você pode se organizar apenas com etiquetas mas, nesse caso, vai precisar ter todas as suas notas em um único caderno.

E você? Já começou a usar as o passo a passo que está rolando aqui no blog no seu Evernote? Me conta nos comentários como está sendo sua experiência!

Semana que vem tem mais passo a passo do Evernote por aqui.

Abraços e até semana que vem 😉

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s