Evernote #5 – Dicas de utilização

E aí, pessoa que tá do outro lado da tela, tudo bem?

Hoje será o post de encerramento dessa série sobre o Evernote e eu espero que vocês tenham gostado e aprendido um pouquinho sobre como ingressar nessa ferramenta fantástica de organização digital através das últimas postagens que rolaram aqui no blog.

Se você está chegando agora por aqui, saiba que este post é parte de uma série de postagens sobre como utilizar o Evernote! Comece por aqui.

Pra terminarmos bem, vou deixar algumas dicas com exemplos de como usar o Evernote para organizar sua vida digital. Sempre que eu falo pra alguém que ainda não conhece o Evernote que eu utilizo ele para me organizar, recebo um comentário do tipo “acho o Evernote bacana mas eu não faço tantas anotações assim”.

Eu sei que, para muitas pessoas que ainda não o conhecem, o elefantino verde parece ser apenas um caderno online onde é possível guardar apenas anotações mas, se você tem me acompanhado até aqui, já percebeu que o Evernote faz muito mais do que isso.

Ele é uma nuvem

No Evernote, seus dados estão armazenados na rede, ou seja, não estão presos no seu celular ou computador. Se você acessar a ferramenta com seu login e senha de outro dispositivo, vai conseguir encontrar tudo o que tem armazenado. Seus dias de ficar sem bateria no celular e não conseguir acesso àquele documento importante que você escaneou estão contados!

Nada mais de chegar no banco para abrir uma conta e descobrir que perdeu a viagem porque esqueceu de levar alguns documentos ou de precisar fazer um cadastro em algum lugar e não saber algumas informações porque elas estão em uma pasta ou gaveta na sua casa, bem longe de onde você precisa delas. Se você já leu esse post aqui sabe a comodidade que a digitalização de toda a sua papelada pode trazer. Digitalizar seus documentos e armazenar tudo no Evernote é uma combinação poderosa que pode facilitar muito a sua vida.

Com o mecanismo de busca do Evernote, você encontra tudo com muita facilidade

A busca do Evernote é bastante avançada. Ele não busca apenas por títulos de notas, ele vai além. Quando você digita uma palavra no campo de pesquisa, o Evernote vai vasculhar os títulos e conteúdos, as palavras e imagens, em anotações e dentro de pdfs. Onde quer que essa palavra pesquisada esteja, ele vai encontrar e isso é o que viabiliza um sistema de organização mais simples, como eu mencionei no post em que expliquei os cadernos e pilhas.

Se o mecanismo de busca nos serve tão bem, não há necessidade de organizar tão minuciosamente, com diversos cadernos e etiquetas. Dá pra ter uma organização mais simples, entende?

Colete quantas informações quiser e armazene em um espaço ilimitado

Sim, o espaço de armazenamento do Evernote é ilimitado. “Mas Mila, você falou lá no post sobre os tipos de planos disponíveis que existia uma diferença”.Existe uma diferença sim, mas de volume de uploads, não de armazenamento.

Calma, vou explicar com um exemplo: se você digitalizar todos os seus documentos, cada um sendo uma imagem diferente, e anexar essa imagens às suas notas, você está fazendo upload de dados no Evernote e, para isso, existe um limite mensal. Mas para criar novas notas, cadernos e etiquetas, para escrever nas notas, sem anexar nada, você está apenas utilizando o armazenamento, não está fazendo upload de nada.

Sacou?

Além disso, uma vez que seu arquivo já foi anexado, ele estará utilizando o armazenamento mensal e poderá ficar no Evernote pra sempre, sem ter que apagá-lo pra poder anexar outra coisa por falta de espaço disponível.

E lembre-se sempre que o limite de upload de cada plano é mensal. Se você atingiu o limite, não se preocupe: mês que vem você vai ter mais limite disponível para inserir mais anexos no Evernote.

E assim termina a nossa série de publicações com o Bê-á-bá desse programa tão incrível para você que, assim como eu, é da turma do digital e não do papel.

Espero que eu tenha conseguido guiar vocês sobre como começar a usar o Evernote!

Tem alguma coisa que você queria saber e eu esqueci de mencionar nessa série? Deixa aqui nos comentários!

Abraços e até semana que vem 😉

Publicado por Mila Bueno

E aí pessoa que tá do outro lado da tela, tudo bem com você? Eu sou a Mila Bueno, uma pessoa que vive um estilo de vida minimalista com a família e compartilha com vocês conteúdo sobre organização, minimalismo e autoconhecimento! Seja bem vind@!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: