O que é um armário cápsula minimalista e dicas para montar o seu

E aí pessoa que tá do outro lado da tela, tudo bem?

Começo esse post com uma pergunta: será que criar um armário cápsula é a forma correta de aderir ao minimalismo no que diz respeito a se vestir?

Correta?? Essa palavra me causa estranheza, viu. Eu acredito que o minimalismo é um conceito e não um kit de regras pré estabelecidas sobre o que a gente pode ter e quanto de cada coisa a gente pode ter.

Então, para começar, esqueça esse negócio de “forma correta”, combinado?

Sendo assim, qual a utilidade do armário cápsula para quem segue um estilo de vida minimalista?

O armário cápsula é uma ferramenta bem bacana para nos ajudar a montar um guarda roupas funcional, afinal, se vamos ter poucas peças de roupas, calçados e acessórios e continuar nos vestindo bem, cada peça precisa combinar com várias outras peças.

Faz sentido isso para você?

Esse conceito que surgiu, originalmente, na década de 70, não é minimalista na sua raiz mas, sim, funcional.

O pessoal da moda diz que você pode ter várias cápsulas no seu guarda roupas. Uma para o trabalho, outra para sair, outra só para os acessórios. A ideia é conseguir montar conjuntos que funcionem entre si, ou seja, que você consiga montar vários looks diferentes com uma quantidade limitada de peças porque elas todas combinam entre si.

E não tem nada de errado nisso mas, como aqui falamos sobre minimalismo, vou tomar a liberdade de adaptar o armário cápsula para alguém que vive um estilo de vida minimalista nesse post.

Se você está começando agora no minimalismo, a ideia do armário cápsula pode ser uma ferramenta bem bacana que vai te ajudar bastante a deixar o seu guarda roupas mais funcional. E se você tiver um volume grande de roupas e acessórios, pode começar criando uma cápsula para cada ocasião e depois ir observando o que faz e o que não faz mais sentido.

Se onde você mora as estações do ano são bem definidas, você também pode começar criando uma cápsula para o frio e outra para o calor.

O importante aqui é lembrar que o armário cápsula é apenas uma ferramenta que vai te ajudar a usar mais o que você já tem e ser criativa para montar looks com essas peças.

Não fique engessada na primeira cápsula que você montar. Depois de alguns meses usando ela, avalie se ainda está fazendo sentido e faça os ajustes necessários.

Passo a passo para montar seu armário cápsula

Comece reservando algumas horas da sua rotina para isso. Sem pressa e focada no SEU armário. Digo isso porque frequentemente a gente está tentando se vestir como outra pessoa se veste e isso nem sempre funciona. Cada uma de nós tem um tipo de corpo, um tom de pele, um tipo de cabelo e estatura diferentes e o que funcionou para uma pessoa pode não funcionar tão bem para nós. Foque em você e nas suas peças. Você vai compreender isso melhor no decorrer do post.

Comece desapegando

Essa primeira etapa serve para eliminar os excessos e tirar as distrações da sua vista. A gente não deve organizar tralha, lembram que eu sempre falo isso? Pois bem, a gente também não pode vestir tralhas. E como saber o que é importante e o que é tralha para a NOSSA realidade? Fazendo um bom processo de desapego antes!

Já fiz um post detalhado sobre o meu método de descarte inteligente aqui no blog. Clique aqui e use esse post para te guiar nessa primeira etapa.

Mas vou deixar uma cola aqui para você:

  • Primeiro, selecione 1 categoria específica, como por exemplo, suas camisetas pretas de manga curta;
  • Segundo, pegue todas as camisetas pretas do guarda roupas, das gavetas, do cesto de roupa suja e coloque sobre a sua cama;
  • Terceiro, selecione o que está rasgado, manchado ou em mau estado e defina se vai para o lixo ou para doação;
  • Quarto, selecione as peças lindas e em excelente estado que você simplesmente nunca consegue usar e anuncie em sites de compra e venda;
  • Quinto e último, repita esse processo para cada categoria de roupas, calçados e acessórios e, então, bora para a próxima etapa do armário cápsula versão Mila Bueno!

Monte looks na sua cama e observe

Regrinha básica para esta etapa: cada parte debaixo precisa combinar com, no mínimo, 3 partes de cima. Aqui, vestidos entram como partes debaixo, tá?

Agora que você já eliminou os excessos, comece a montar looks sobre a sua cama seguindo a regrinha acima. Pegue 1 parte debaixo e tente combinar ela com 3 partes de cima. Brinque com os calçados e acessórios para essas combinações também, porque, para eles, não tem regra.

Observe suas roupas, calçados e acessórios e coloque o autoconhecimento em ação reparando nas questões abaixo:

  • Quais cores já predominam no seu guarda roupas?
  • Que tipo de peça você mais gosta de usar? Saia ou calça? Camiseta ou blusinha? Salto ou rasteiras? Acessórios grandes ou discretos? Ou ainda uma mistura de tudo isso?
  • O que você não gosta mais e foi o tipo que mais foi embora na hora do descarte?
  • Ouvi dizer que existem 7 estilos universais: clássico, tradicional, romântico, criativo, básico, sexy e dramático. Qual o estilo que predomina e você já se identifica?
  • O que você acha que precisa adquirir para o que seus looks funcionem melhor? De vez em quando só o que falta é uma peça basicona que vai ir muito bem com quase todas as suas outras peças.

Nessa etapa 2 coisas interessantes podem acontecer. Primeiro, pode ser que você desapegue de mais peças e, segundo, pode ser que você crie uma lista de compras.

Se você só consegue combinar uma blusinha com uma única parte debaixo, significa que ela não está sendo funcional no seu guarda roupas. É uma forte candidata a ser desapegada.

Mas você também pode perceber que, se você adquirisse uma camiseta branca lisa, por exemplo, conseguiria criar vários outros looks com os acessórios, calças, shorts e saias estampadas que você já tem.

Experimente – e fotografe seus looks, se necessário

Agora chegou a hora de provar os looks que você montou em cima da cama. Pegue o maior espelho que você tiver, prove os looks completos, com calçados e acessórios e veja se está satisfeita com os resultados.

Uma dica extra é fotografar você mesma vestindo os looks e salvar como um catálogo para consultar na hora de se vestir. Isso vai ajudar, especialmente, se está começando agora a desapegar e ainda ficou com muitas peças no guarda roupas.

Você pode salvar todas essas fotos no Evernote e criar uma nota para cada categoria de looks com todas as fotos agrupadas ali, juntinhas. Você vai poder acessar do seu celular de um jeito bem organizado. E se você não sabe o que é esse tal de Evernote, clique aqui.

Mas, qual o limite de peças que eu posso manter para o meu armário cápsula, Mila?

Bom, originalmente o armário cápsula sugere números bem definidos: 15, 30, 45 ou 50 peças, considerando os calçados e acessórios.

Mas, como eu estou apresentando para vocês o armário cápsula apenas como uma ferramenta para começar a levar o conceito minimalista para o seu guarda roupas, indico que você mantenha a quantidade de peças que fizerem sentido para você depois de todo esse processo que nós fizemos aqui nesse post.

Se você seguiu todo o processo bem focada e ficaram 100 peças, fique com as 100. Se Ficaram 30, fique com as 30.

Apenas olhe para o seu guarda roupas e se sinta satisfeita com o resultado. Se no futuro você perceber que está sobrando, refaça as etapas sugeridas aqui e elimine mais peças. Se perceber que estão faltando peças, adquira mais.

Foque sempre em ter um guarda roupas que funcione e se encaixe na imagem que você gosta de ver no espelho.

Abraços e até semana que vem 😉

Publicado por Mila Bueno

E aí pessoa que tá do outro lado da tela, tudo bem com você? Eu sou a Mila Bueno, uma pessoa que vive um estilo de vida minimalista com a família e compartilha com vocês conteúdo sobre organização, minimalismo e autoconhecimento! Seja bem vind@!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: