E aí pessoa que tá do outro lado da tela, tudo bem?

Manter as coisas organizadas é diferente de manter as coisas arrumadas.

Arrumar é colocar as coisas em algum lugar de um jeito bonitinho.

Organizar é descobrir onde será esse lugar, levando em consideração a frequência que você usa as coisas, a quantidade de coisas de cada categoria que você possui e a melhor forma de distribuir essas coisas nos lugares mais adequados.

Então, hoje, vou te apresentar algumas dicas e técnicas para organizar o guarda roupas que eu aprendi quando me profissionalizei como Personal Organizer, usei com as minhas clientes e aplico até hoje quando vou organizar meu próprio guarda roupas – uma técnica para cada tipo de espaço específico.

Essas técnicas de organização tem o propósito de fazer com que você visualize mais facilmente uma quantidade maior de itens, sem precisar tirar nada da frente ou de cima de nada. Então, vamos lá!

Gavetas

Gavetas são espaços que a gente visualiza por cima, ou seja, é mais interessante que as coisas dentro das gavetas estejam enfileiradas ao invés de empilhadas. Aposte nas dobras de roupas que organizam as peças de pé dentro da gaveta.

Para o material de escritório ou demais itens pequenos que você decida guardar em gavetas, você pode pegar a caixa de um produto que você comprou e usar tanto a base quanto a tampa para categorizar cada tipo de item que você precise organizar.

Prateleiras

As prateleiras dentro do guarda roupas são os espaços mais versáteis.

Aqui, o importante é lembrar que as prateleiras tem uma visualização diferente das gavetas: você vê as coisas de frente, então pilhas são mais interessantes do que fileiras.

Mas, tome cuidado: quanto menos quantidade empilhada, mais fácil vai ser de pegar o que você precisa e guardar de volta organizadinho depois.

Cabideiro

Para as roupas que ficarão penduradas em cabides, existe uma regrinha que é tão simples quanto eficiente para ajudar na hora de se vestir. Jamais coloque mais de uma peça no mesmo cabide. A peça debaixo vai ficar esquecida além de amassada pela peça de cima.

Também sempre vale a pena lembrar que organizar por tipo de peça – blusas, vestidos, calças, saias… – e cada tipo de peça por cor, ajuda e muito!

Roupas íntimas

Para as roupas íntimas, as gavetas são o melhor lugar. Se você não tem gavetas, use uma caixa sem tampa em uma prateleira que vai se comportar como uma gaveta.

Você pode usar caixas sem tampa ou cestos menores para categorizar: um para as calcinhas, outro para os sutiãs e por aí vai.

Ou pode enfileirar cada categoria de peças levando em consideração uma simples regrinha que é: o que tem na frente, tem atrás. A imagem abaixo ilustra isso muito bem!

Maleiro

O maleiro geralmente tem mais do que malas, né? Então, para as demais coisas que você precise guardar nesse espaço, opte por colocar cada categoria em uma caixa com tampa e cole uma etiqueta para identificar o que tem em cada caixa. Mas não se deixe intimidar pela falta de etiquetas: você pode usar uma tira de fita crepe e escrever nela com caneta mesmo! O importante é identificar.

Já para as malas, você pode guardar tudo o que seja relacionado a viagens dentro dela. Assim, quando for seguir as dicas deste post aqui para montar sua mala de viagem, já vai estar com tudo á mão.

Mas fique atenta: se você não usa sempre a mesma mala para viajar – se ás vezes vai de mochila ou algo assim – pode ser mais interessante guardar suas necessaires e demais itens de viagem em uma caixa com tampa também.

Roupas de cama

Agrupar as peças de roupa de cama que você sempre usa em conjunto é uma ótima técnica.

Você pode colocar tudo juntinho e pegar uma coisa só quando for usar.

Aliás, você já aprendeu a dobrar o lençol de elástico para diminuir o volume dele quando dobrado e aproveitar melhor o espaço?

Tenho um vídeo ensinando vocês uma técnica certeira para aprender de uma vez por todas a fazer essa dobra!

Cosméticos

Sou fã de cestos e caixas para organizar tudo porque eles são versáteis e podem acompanhar a quantidade de itens que você tem no momento. Se hoje você se maquia bastante e tem uma quantidade grande de produtos, o cesto vai organizar suas makes.

Caso você se maquie com menos frequência no futuro e tenha uma qualidade menor de produtos, esse cesto pode organizar seus cremes, seus perfumes ou até ir organizar um armário da cozinha. Você pode usar uma caixa sem tampa como cesto para organizar seus cosméticos ou pode conferir os cestos feitos á mão por mim na minha loja virtual, clicando na imagem abaixo.

Bijuterias

Ah, e para as bijuterias tem vídeo no meu canal ensinando como organizar os anéis, brincos, pulseiras e colares. Dá o play!

Espero que você tenha muito mais facilidade para organizar seu guarda roupas com essas técnicas e dicas!

Dúvidas? Deixa aqui nos comentários!

Abraços e até semana que vem 😘