Conheça seus cabelos para cuidar deles da melhor forma

E aí pessoa que tá do outro lado da tela, tudo bem?

Mas o que que tem a ver cuidados com os cabelos com minimalismo, Mila?

Calma, eu explico.

Se eu pudesse definir o conceito minimalista em uma frase eu diria:

Estilo de vida focado no que é importante para aquele que o está vivendo, baseado em autoconhecimento e eliminação dos excessos.

Mila Bueno

Ou seja, seguidor@ amad@ que está aí do outro lado da tela, para cuidar dos seus cabelos, ou da sua beleza em geral de forma efetiva e sem exageros, você precisa se conhecer. Quanto mais informação você coletar para saber direitinho como são os seus cabelos, mais adequados serão os cuidados com eles, menos produtos você vai precisar e menos desperdício vai acontecer.

Cuidar dos cabelos de forma minimalista NÃO é tentar diminuir a quantidade de produtos ao máximo só pra ter menos mas, SIM, adquirir aquilo que faz sentido de acordo com o seu tipo de cabelo, a sua rotina e o seu estilo de vida, com consciência de que as pessoas são diferentes e que o que funcionou para um cabelo pode não funcionar para o outro.

O propósito dessa série de postagens que eu estou fazendo é proporcionar pra vocês informação o suficiente para decidir como cuidar dos seus cabelos com o máximo de eficiência e o mínimo de compras e de eventuais desperdícios.

Sacou agora porque eu disse que serão cuidados minimalistas com os cabelos?

Antes de começar, preciso dizer pra vocês que o foco dessa série será nos cabelos cacheados – que em si só já possui uma gama de variações – e isso porque ainda existem muitos cacheados e cacheadas por aí que não assumem seus cachos.

Categorias macro de cabelos cacheados

Se você aprecia mais a imagem que vê no espelho alisando seus cabelos, não pare!

Mas se você alisa porque sente que seus cabelos naturais não são tão bonitos ou apenas porque não sabe bem como cuidar dos cachos, essa série foi feita para você.

Na minha opinião, não existe cabelo bem cuidado que seja feio, não importa se é liso, cacheado ou dreadlocks. Qualquer tipo de cabelo tem sua beleza e merece um tratamento adequado, que supra as necessidades do tipo de cabelo em questão.

Então, porque estou focando apenas em cachos? Porque eu sou uma cacheada! Mais do que informação sobre o nosso tipo de cabelo, cada post vai ter um pouco da minha experiência pessoal – de quem assumiu os cachos e aprendeu a amá-los e respeita-los.

Mas, lisas que me acompanham, fiquem ligadas! Em alguns momentos, vou precisar fazer algumas distinções entre os tipos de cabelos e é aí que vai ter informação interessante para cuidar dos cabelos lisos também.

E por último mas não menos importante, preciso contar pra vocês que, para escrever essa série de postagens, eu contei com a ajuda da querida Camila Carvalho, uma especialista em cachos e a única pessoa que cuida do meu cabelo há alguns anos. O Instagram da Cá é cheio de dicas para cuidar dos cabelos cacheados, então, se você gosta desse assunto, acompanhe ela por lá @cobkami.

Então, vamos começar a nos informar para nos conhecer melhor nossos cachos e fazer melhores escolhas para cuidar deles?

Se você tava achando que esse post era só introdutório, num é não. Fica por aí que vou te contar 3 informações importantes sobre os cabelos.

1 – Todo cabelo produz uma oleosidade natural para mante-los nutridos e hidratados

Sim, a oleosidade do seu couro cabeludo é um saco se for em excesso, eu sei. Mas a existência dessa oleosidade tem um propósito. É ela que vai levar a hidratação e nutrição que o seu cabelo precisa da raiz até as pontas.

Maaaaas, isso bastaria se a gente vivesse em um ambiente controlado em laboratório, né? Nosso cabelo é constantemente exposto a sujeira, poluição, alterações de temperatura e umidade do tempo e isso sem contar as alterações que o nosso organismo sofre com a idade e com nosso estado de saúde.

Tudo isso pode – e vai – impactar na saúde dos cabelos também e é esse o ponto do próximo item.

2 – Tudo o que a gente faz ou aplica nos cabelos é para suprir uma necessidade

Se a oleosidade natural dos fios não é suficiente, a gente deveria mesmo encharcar nossas madeixas de produtos, certo?

Errado!

Nós não podemos ignorar completamente a forma como o nosso corpo cuida de si mesmo. O que nós vamos fazer é observar atentamente a sensação que temos ao tocar os nossos cabelos e a aparência deles. Esses 2 fatores vão entregar para nós qual necessidade não está sendo suprida naturalmente no momento para que, aí sim, nós possamos escolher o produto adequado para ajudar a suprir essa necessidade.

Eu e a Cá vamos trazer mais informações para vocês sobre as necessidades específicas dos cabelos e as formas de suprir essas necessidades nos próximos posts.

3 – Cabelos cacheados e cabelos lisos demandam cuidados diferentes

Lembra das aulas de física? Olha só, um cabelo liso, que não faz quase nenhuma curva da raiz até as pontas é uma estrada reta. A oleosidade produzida pelo couro cabeludo percorre mais facilmente todo o comprimento dos fios naturalmente e não apresenta tanta necessidade de uma ajudinha extra dos produtos para cabelos.

Agora, quando mais curvas os fios apresentam, mais difícil fica para essa oleosidade natural descer até as pontas dos fios de cabelo.

Por isso, quanto mais fechadinho o cacho de cabelo, mais ressecamento ele pode apresentar no comprimento e nas pontas. E é por isso que cabelos cacheados requerem mais ajuda dos produtos para cabelos e mais procedimentos sendo feitos do que os lisos.

Mas é importante ressaltar que produtos e procedimentos não precisam necessariamente ser cheios de químicas pesadas e aplicados em quantidades exorbitantes para ajudar a cuidar dos cachos.

Pelo contrário.

Quanto mais natural o produto, melhor. Quanto menos quantidade por aplicação, melhor. Quanto mais delicado o procedimento, melhor!

É claro que uma pessoa que já aplicou muitos procedimentos químicos nos cabelos por um longo período de tempo pode precisar, por um período pré determinado, aplicar alguns produtos mais agressivos, exatamente para conseguir remover essa química toda. Ou até, precisar esperar o cabelo crescer o suficiente para eliminar a parte com a química. Pessoas que estão em transição capilar passam por essa etapa para recuperar os cabelos naturais.

Mas, nos cuidados do dia a dia para um cabelo cacheado natural, aproveitar a oleosidade natural dos cabelos e dar essa ajudinha para as necessidades dele com produtos menos agressivos é a melhor opção.

Antes de ir embora, me conta aqui nos comentários se você é cacheada(o) ou está em transição capilar.

Semana que vem tem mais informações sobre cabelos. Espero você!

Abraços e até semana que vem 😘

Publicado por Mila Bueno

E aí pessoa que tá do outro lado da tela, tudo bem com você? Eu sou a Mila Bueno, uma pessoa que vive um estilo de vida minimalista com a família e compartilha com vocês conteúdo sobre organização, minimalismo e autoconhecimento! Seja bem vind@!

3 comentários em “Conheça seus cabelos para cuidar deles da melhor forma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: