De volta ao básico: cuidados com os cabelos cacheados para o dia a dia

E aí pessoa que tá do outro lado da tela, tudo bem?

Produto para aplicar nos cabelos é o que não falta hoje em dia. Tem pomadas, mousses, gelatinas, modeladores, seladores… e isso só no universo dos produtos. Além disso, existem toucas de todos os tipos, acessórios, utensílios, enfim, uma variedade imensa de coisas que prometem resultados incríveis nos fios.

Mas, será que isso tudo vai surtir o efeito esperado se a gente estiver falhando no básico?

Segundo a Camila Carvalho, é aí que mora o problema. Se a gente não fizer direito o básico, não vamos ter bons resultados com nada.

Se você chegou agora aqui no blog, preciso te contar 2 coisas: primeiro, esse post faz parte de uma série então, quando acabar de ler, leia os demais também porque o assunto se complementa. E segundo, que, para escrever essa série de postagens, eu contei com a ajuda da querida Camila Carvalho, uma especialista em cachos e a única pessoa que cuida do meu cabelo há alguns anos. O Instagram da Cá é cheio de dicas para cuidar dos cabelos cacheados, então, se você gosta desse assunto, acompanhe ela por lá @cobkami.

Mas qual é o básico?

Bom, se você já leu o post anterior onde eu falo sobre as particularidades dos cabelos cacheados, já sabe que nosso cabelo produz uma oleosidade natural para se manter saudável e bonito. Mas que, como nós não vivemos em um ambiente controlado por laboratório, nossas madeixas podem precisar de uma ajudinha para suprir suas necessidades e é aí que entram os produtos para o cabelo.

E se você ainda não leu esse post, é só clicar aqui para conferir.

Então, sem mais delongas, vamos falar sobre as 3 etapas básicas de cuidados com os cabelos e como fazer cada uma da forma correta.

1 – Lavagem

Aqui, nós vamos suprir a primeira necessidade dos cabelos, a limpeza adequada. Nesse momento, a gente vai eliminar sujeira, suor, oleosidade e os produtos que a gente aplicou até aqui.

E isso é muito importante. O acúmulo de produtos pode ser o grande culpado pela ineficácia de tudo o que você está aplicando nos cabelos. Não é que a hidratação ou a umectação que você está fazendo não funciona. Pode ser que os cremes e óleos não estejam sendo absorvidos pelos fios por causa da camada de produtos que ainda está no cabelo e não foi devidamente removida na lavagem.

Mas então, a solução é comprar shampoos que sejam puro sulfato, pra limpar profundamente? NÃO, PELAMORDEDEUS!

Aliás, você já ouviu a recomendação para se utilizar shampoos sem sulfatos? Pois bem, o tal do sulfato é colocado no shampoo para agir como um detergente e limpar profundamente os fios, até que estudos mais recentes mostraram que isso não é tão bom assim para a saúde dos cabelos porque isso vira uma bola de neve sem muito sentido: você lava os cabelos com shampoo cheio de sulfatos, depois precisa de produtos mais fortes para hidratar e restaurar o PH dos fios e, em seguida, de um shampoo cheio de sulfatos para remover os resíduos dos produtos…um ciclo sem fim!

A solução é dar mais atenção à MANEIRA de lavar os cabelos do que aos produtos que estão sendo usados na higienização. Guarda essa informação na cabeça porque ela vai ser repetir para todas as etapas dos cuidados básicos.

Melhor maneira de lavar os cabelos

A melhor maneira de lavar os cabelos é focando em massagear todo o couro cabeludo com os dedos, com firmeza e passando por tooooda área da cabeça. Menos é mais, então, comece com pouco shampoo e vá aplicando mais conforme sentir que não está sendo suficiente. Depois, no comprimento dos fios, vá com mais cuidado, sem esfregar um fio no outro. Enxágue bem e toque nos seus cabelos para sentir se a limpeza foi satisfatória. Repita o processo se sentir que não foi o suficiente para remover os resíduos de produtos ou a oleosidade.

Outro ponto interessante é que a lavagem dos cabelos não precisa ser feita todos os dias. O que precisa mesmo é observar com que frequência você sente que sua cabeça está ficando suja.

Como assim? Por exemplo, você lava seus cabelos hoje, passa o segundo dia, chega no terceiro dia sem lavar e aí já começa uma coceira ou a sensação de couro cabeludo oleoso. Então, no terceiro dia é a hora de lavar. Pessoas que tem o cabelo mais seco, conseguem ficar até uma semana sem essa sensação desagradável de cabelos sujos. Pessoas que tem cabelos oleosos, precisam lavar com mais frequência porque essa sensação de sujeira chega mais cedo.

A frequência ideal de lavagem dos seus cabelos é você quem vai definir e você não precisa de produtos agressivos para essa limpeza se você focar nessa forma de aplicação que eu citei.

Inclusive existem 2 técnicas para cuidar dos cachos, a NO POO e a LOW POO, que utilizam produtos mais leves para fazer essa higienização do cabelo.

Vamos falar mais sobre elas nos próximos posts.

2 – Condicionamento

Segunda necessidade dos cabelos: um PH bem regulado. E essa necessidade a gente supre com o condicionador.

Quando a gente higieniza os cabelos com o shampoo e toca nos cabelos, tem aquela sensação de que ele vai quebrar se a gente tentar desembaraçar assim, não é? Pois bem, o shampoo abriu as cutículas do cabelo, limpou TUDO mas, no meio do processo, acabou desregulando o PH dele. Agora, precisamos do condicionador para fechar essas cutículas e regular esse PH.

Quanto à aplicação do condicionador, novamente, a maneira de condicionar os cabelos é mais importante que o produto. Escolha seu condicionador e aplique uma pequena quantidade nas mãos. Em seguida aplique em todo o comprimento dos fios, evitando a raiz.

Vá passando as mãos com o produto de cima para baixo, fazendo uma massagem com a intensão de não deixar nenhum fiozinho de lado e leve o tempo que for necessário para fazer isso.

Quando sentir aquela emoliência que o condicionador proporciona em todo o comprimento dos cabelos, é só enxaguar.

Cacheadas como eu, usem o momento de aplicar o condicionador para pentear os fios com os dedos. Eu, na verdade, nem possuo um pente. Só desembaraço os cabelos com os dedos, e só faço isso no dia a dia no momento de aplicar o condicionador.

3 – Finalização

Essa etapa é para suprir uma necessidade dos cabelos? Talvez. Mas eu arrisco dizer que a finalização é para suprir a necessidade da dona do cabelo!

A etapa de finalização é a que vai deixar seus cabelos bonitos. É nessa etapa que a gente vai garantir que os cachos fiquem definidos e bonitos.

E a maneira de fazer? A chave aqui é aplicar o creme para pentear com os cabelos ainda molhados. Remova apenas o excesso de água depois de enxaguar o condicionador apertando os fios um pouquinho só com as mãos, sem a toalha. Ou seja, pode manter o shampoo, o condicionador e o creme para pentear perto do chuveiro e fazer todo o processo básico de cuidados com os cabelos no banho mesmo.

E quanto a quantidade de creme para pentear? Depende do comprimento do seu cabelo. Para o meu, o equivalente a uma colher de chá já basta.

Assim como com o condicionador, espalhe o creme para pentear nas mãos e aplique em todo comprimento dos fios, evitando a raiz, como se estivesse penteando com os dedos, de cima para baixo. Quando achar que distribuiu bem o produto em todo cabelo, faça mais alguns desses movimentos de pentear com os dedos, mas, agora, com um pouquinho mais de pressão entre os dedos na intensão de formar mexas. Esse é o processo de FITAGEM dos fios e faz maravilhas pela definição dos cachos!

Agora, finalize o processo com a toalha dando aquela amassadinha clássica de baixo para cima que toda a cacheada conhece para remover o máximo de umidade, sem esfregar os fios.

Acabou? Agora repita comigo o primeiro mandamento dos cabelos cacheados: eu não vou mais mexer no meu cabelo até que ele esteja completamente seco.

Eu não vou mais mexer no meu cabelo até que ele esteja completamente seco.

EU NÃO VOU MAIS MEXER NO MEU CABELO ATÉ QUE ELE ESTEJA COMPLETAMENTE SECO!

Na verdade – e na minha opinião – mexer nos cabelos depois de secos é para quem gosta de volume. Eu gosto bastante então, uso 2 técnicas para dar mais volume aos meus fios.

A primeira é separar um cacho em dois ou mais cachos. Para fazer isso, você só precisa sem bem delicada, para que o cacho não desmanche. Vá procurando por todos os cachos que podem ser separados. Quanto mais cachos você fizer essa técnica, mais volume.

Dar uma soltadinha na raiz é a segunda técnica para dar mais volume.

Para fazer isso, apóie os dedos na raiz dos cabelos fazendo um movimento curto, de um lado para o outro, e depois tire os dedos delicadamente, sem pentear o comprimento dos fios. Vá jogando os cabelos para frente e para o lado e aplicando essa técnica em toda a raiz.

Antes e depois de aplicar as 2 técnicas acima para dar mais volume

E esses foram os 3 passos básicos para cuidar dos cabelos.

Mas Mila, isso não é suficiente, não! E a hidratação, umectação, reparação de pontas, não é importante?

Bom, se você sente que de tempos em tempos o básico não está dando conta de suprir as necessidades do seu cabelo, você não está sozinha. Eu também sinto que o meu cabelo precisa de um pouco mais que esses 3 passos e, semana que vem, o post vai ser sobre quais necessidades podem surgir e qual a melhor forma de suprir cada uma.

Espero você!

Abraços e até semana que vem 😘

Publicado por Mila Bueno

E aí pessoa que tá do outro lado da tela, tudo bem com você? Eu sou a Mila Bueno, uma pessoa que vive um estilo de vida minimalista com a família e compartilha com vocês conteúdo sobre organização, minimalismo e autoconhecimento! Seja bem vind@!

4 comentários em “De volta ao básico: cuidados com os cabelos cacheados para o dia a dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: