ESPECIAL CACHOS

Hidratação, nutrição e restauração: como fazer um cronograma capilar

E aí pessoa que tá do outro lado da tela, tudo bem?

Agora que nós já falamos sobre os tipos de cabelos e sobre cuidados do dia a dia, chegou a hora de falar sobre os cuidados mais avançados, aqueles que vão dar uma ajuda extra para a saúde e beleza dos cabelos.

A primeira coisa que preciso dizer, antes de começar a falar de cada processo, é que nós vamos falar sobre tratamentos externos, de fora para dentro. Mas é válido frisar que os cuidados de dentro para fora são igualmente importantes.

Então, beba muita água e tenha uma alimentação balanceada. Nosso organismo é muito inteligente e sempre vai mandar os nutrientes que ele tem disponível para os órgão vitais primeiro. Se a ingestão daquilo que seu organismo precisa está escassa, pode ser que não sobre nada para ser mandado para os cabelos e não vai ter tratamento de fora pra dentro que dê conta e seja duradouro.

Se você chegou agora aqui no blog, preciso te contar 2 coisas: primeiro, esse post faz parte de uma série então, quando acabar de ler, leia os demais também porque o assunto se complementa. E segundo, que, para escrever essa série de postagens, eu contei com a ajuda da querida Camila Carvalho, uma especialista em cachos e a única pessoa que cuida do meu cabelo há alguns anos. O Instagram da Cá é cheio de dicas para cuidar dos cabelos cacheados, então, se você gosta desse assunto, acompanhe ela por lá @cobkami.

Outro ponto muito interessante que a Cá mencionou no nosso papo é que fatores emocionais também afetam a saúde do cabelo e podem provocar queda.

A consistência no cuidado com os cabelos é o que vai trazer benefícios de verdade e que são duradouros.

Buscar uma fórmula mágica que faça com que os cabelos fiquem lindos depois de uma única aplicação é como fazer uma ótima maquiagem em um rosto machucado. A make bem feita vai cobrir os machucados mas por um curto espaço de tempo. O que vai resolver mesmo é tratar a raiz do problema.

E é aqui que a base para um estilo de vida minimalista se entrelaça aos cuidados capilares: exercite o autoconhecimento em cada área da vida para identificar de onde vem os problemas que você tem identificado na aparência dos seus cabelos e qual a necessidade real deles.

Então, sem mais delongas, vamos direto ao assunto: vamos falar sobre hidratação, nutrição e restauração e como criar um cronograma capilar que funcione para você.

Hidratação

Hidratar e devolver água para os cabelos. No dia a dia, nosso cabelo perde água naturalmente.

Quando a gente percebe que mesmo fazendo direitinho os cuidados diários, que a gente tratou em detalhes nesse post aqui, os cabelos estão ressecados, é hora de usar uma máscara de HIDRATAÇÃO nos fios.

COMO USAR A MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO?

Esse é tratamento que a gente mais conhece. O que é interessante reforçar aqui é o seguinte: sempre evite a raiz dos cabelos na hora de hidratar. Então, massageie os cabelos mexa por mexa, depois de lavados e ainda molhados, começando pelas pontas e levando o produto para cima, em todo o comprimento dos fios, sem encostar o couro cabeludo.

Quanto ao tempo que essa máscara precisa ficar nos cabelos, depende. A recomendação da Cá foi para que a gente sempre observe os rótulos dos produtos e siga a sugestão de aplicação, afinal, os produtos são testados pelos fabricantes e a sugestão de uso vai garantir os melhores resultados.

De quanto em quanto tempo aplicar a máscara de hidratação? Depende de novo. E aqui, vale uma explicação. Quanto maior a curvatura dos cabelos, mais dificuldade ele tem para levar da raiz até as pontas a hidratação e a nutrição naturais que são produzidas pelo organismo lá no couro cabeludo.

Tipos de fios de cabelo

Então, cabelos lisos precisam de hidratação com menos frequência que cabelos que tem o cacho bem fechadinho. Vamos falar mais sobre isso mais pra baixo, no cronograma capilar.

Nutrição

Quando escutar umectação pense em óleos vegetais. Essa é a etapa de dar nutrientes para os cabelos. através dos óleos nutritivos.

As Máscaras de Nutrição em creme contém óleos vegetais na sua composição e podem servir a dois propósitos, hidratar e nutrir.

COMO USAR A MÁSCARA DE NUTRIÇÃO? Na hora de aplicar, siga as mesmas recomendações que dei logo acima para as máscaras de hidratação: foque nos fios e evite a raiz e o couro cabeludo.

Então, você pode usar uma máscara de nutrição em creme ou pode usar os óleos vegetais direto nos cabelos. Qual a diferença? A máscara de nutrição contém óleos vegetais na sua composição, mas em uma concentração mais baixa. Além disso, assim como as máscaras de hidratação, na hora de aplicar essa aqui você também vai evitar a raiz e focar apenas no comprimento dos fios.

Já se você for aplicar direto os óleos vegetais, vai poder aplicar na raiz também, afinal os óleos tratam tanto a pele – o couro cabeludo – quanto os fios. Eles são 2 em 1.

Mas não pense que isso faz com que você possa abolir as máscaras de nutrição da sua vida. Sempre observe seus cabelos para sentir qual a necessidade deles. Se seu couro cabeludo está saudável – sem caspa, coceira ou ressecamento – , talvez aplicar apenas uma máscara de nutrição nos fios seja o suficiente para você.

COMO ESCOLHER O MELHOR ÓLEO VEGETAL PARA VOCÊ

Sabe o que eu descobri nos meus papos com a Camila Carvalho? Que o óleo de coco NÃO é o melhor óleo para o cabelo. Logo eu, a doida do óleo de coco, descobri essa bomba!

Isso porque as moléculas do óleo de coco são muito grandes e o cabelo tem dificuldade em absorver. Mas olha só, se você usa o óleo de coco nos cabelos e tem bons resultados, continue usando. Afinal, o tema dessa série de postagens sobre cabelos é focar em observar os seus cabelos e atender as necessidades dele!

E para quem sente que o couro cabeludo também está precisando de cuidados e quer escolher um óleo vegetal para os cabelos, vou deixar 3 sugestões de óleos vegetais da Cá, nossa especialista em cachos, logo aqui abaixo.

1 – ÓLEO DE ABACATE

O óleo de abacate é um óleo coringa. Se você está começando agora no mundo dos óleos vegetais, comece com esse.

Ele é rico em vitaminas A, B1, B2, C e ácido oleico que são componentes essenciais pra fisiologia da pele e dos cabelos. Você pode usar tanto para massagear o couro cabeludo quanto os fios.

2 – ÓLEO DE JOJOBA

Se você tem problemas com excesso de oleosidade, pode parecer estranho mas aplicar esse óleo vai ajudar a regular essa oleosidade.

Ele é rico em ácido oleico e linoleico e pode ser usado tanto nos cabelos quanto na pele.

3 – ÓLEO DE SEMENTE DE UVA

E para terminar, o óleo de semente de uva

Ele é rico em ácido oleico e linoleico, vitamina E e betacaroteno e também pode ser usado tanto nos cabelos quanto na pele.

Agora, uma dica de ouro: não encharque os cabelos de óleo, aplique apenas o suficiente para umectar todos os fios. Além disso, massagear bem o couro cabeludo e o comprimento dos fios é o que vai garantir a absorção do óleo pelos cabelos, e não quanto tempo você espera antes de lavar. Depois de uma boa massagem, 15 minutinhos de óleo nos cabelos já é o suficiente.

Eu ainda não testei esses óleos mas fiquem de olho nos meus stories lá no Instagram porque assim que eu testar, conto tudo pra vocês!

Restauração ou reconstrução

Essa etapa é para os cabelos que passaram por processos químicos e não tem segredos. Se você pinta os cabelos ou fez luzes, seu cabelo vai precisar também, além da hidratação e da nutrição, do processo de restauração para devolver o que a química tira dos fios.

Esse processo é feito com a máscara de restauração em creme, que será aplicada exatamente como a máscara de hidratação e de nutrição: foque em massagear os fios, evitando a raiz.

A diferença entre as máscaras de hidratação, nutrição e restauração é apenas as substâncias que estão presentes nela. Você pode encontrar todas elas na mesma consistência, então fique atenta aos rótulos na hora de escolher suas máscaras.

E o cronograma capilar?

O cronograma capilar nada mais é do que definir a frequência com que você vai fazer cada um desses tratamentos no cabelo.

A hidratação aqui será o nosso básico. Independente do seu tipo de cabelo, ele perde água naturalmente e vai precisar de uma máscara de hidratação para fazer essa reposição. Então, a hidratação dos cabelos nós vamos fazer 1x por semana, combinado?

A partir daí, comece a observar seus cabelos.

Como seu cabelo É e como ele ESTÁ? Ele é liso, ondulado, cacheado, crespo ou afro? A raiz é oleosa ou seca? Ele passou por processos químicos como luzese ou tinturas?Essas respostas são um excelente ponto de partida para definir se você precisa de algo mais que os cuidados básicos do dia a dia e a hidratação e, em caso afirmativo, do quê.

Se seu cabelo tem sim processos químicos nele no momento, você vai precisar da hidratação e da reconstrução.

Se, além da química, ele apresenta oleosidade excessiva, caspa ou qualquer outra questão no couro cabeludo, ou se é muito seco, o que acontece mais quanto mais fechados forem os cachos, a nutrição vai ser uma etapa importante também. Você vai precisar dos 3 tratamentos nesse caso.

Percebeu como o cronograma capilar vai ser diferente pra cada pessoa?

Se você precisa dos 3 tratamentos para o seu caso, pode começar intercalando semana a semana também: na semana 1, hidratação. Semana 2, nutrição, semana 3, reconstrução. Quando chegar na semana 4, comece o ciclo de novo com a hidratação e perceba como seu cabelo está se comportando.

Faça 2 tratamentos na mesma semana, se julgar necessário.

Meu cabelo é cacheado, sem química no momento, e eu percebo que a hidratação sozinha não dá conta, preciso da etapa de nutrição, então vou intercalando semana a semana: aplico a máscara de hidratação em uma semana e faço a umectação com óleo vegetal na outra.

Semana que vem vamos falar sobre o NO POO e o LOW POO e sobre o que muda nos cuidados que a gente viu até agora caso você queira adotar uma dessas técnicas. Espero você!

Abraços e até semana que vem 😘

Publicidade

2 comentários em “Hidratação, nutrição e restauração: como fazer um cronograma capilar”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s