Organização tem tudo a ver com minimalismo e se você já pesquisou pelo menos um pouquinho sobre esse estilo de vida, já viu algum minimalista falar sobre a importância dessa relação.

Mas, como uma Personal Organizer que vive o estilo de vida minimalista, eu tenho uma perspectiva ainda mais profunda sobre a relevância de se organizar para quem vive esse estilo de vida.

Organização é arrumação com lógica.

É considerar o espaço que você tem – não o que você acha que deveria ter – e o volume de coisas que fazem sentido para a sua vida – depois do processo de desapego – sendo arrumadas de acordo com a rotina da sua casa.

Fez sentido?

Quando a gente só arruma mas não organiza, corre o risco de perder coisas de vista e isso é um prato cheio para compras desnecessárias.

E compras desnecessárias não fazem mal apenas para o bolso. Elas acabam te fazendo acumular itens repetidos e tendo mais ainda para limpar, arrumar e organizar.

Além do mais, ter todos os seus ambientes organizados, seja em casa, seja digitalmente, te traz mais leveza no dia a dia ao eliminar o estresse de não encontrar o que precisa quando precisa.

Então, para que você comece a se organizar, tenho 3 dicas para você:

Dica 1 – Agrupe suas coisas por tipo

E para que isso seja ainda mais eficaz, pense além de coisas da mesma cor, do mesmo tamanho ou com características parecidas. Considere também os objetos ou arquivos que você usa no mesmo momento. Vou te dar um exemplo.

Se você costuma usar calça e camiseta para se vestir porque é a forma que você se sente mais confortável, faz sentido guardar essas peças próximas uma da outra no guarda roupas, independente de estar pendurado ou dobrado.

Dica 2 – Quando sair de um cômodo, leve alguma coisa com você

Essa dica vai manter sua casa em ordem no decorrer do dia e diminuir muito o volume de coisas que precisam ser colocadas no lugar no final do dia.

Se você está no quarto e está indo para a cozinha buscar um café, já leve com você a garrafinha de água vazia que está no quarto.

Sacou a ideia?

Dica 3 – Guarde o que você mais usa ao alcance das mãos ou dos olhos

Vou reaproveitar a ideia das camisetas e calças aqui.

Se essa combinação de roupas é o que mais usa no dia a dia, mantenha suas camisetas e calças no lugar de mais fácil acesso do seu guarda roupas, a altura dos seus olhos, de tal forma que você não precisa se abaixar ou pegar um banco para acessar essas peças.

E não deixa nada frente que atrapalhe a visualização clara dessas peças.

E se você quiser ver essas dicas em vídeo, dá o play aqui abaixo mulher!

Já conferiu meu ebook LIMPE E ORGANIZE SEM SURTAR? Lá tem um passo a passo para organizar sua casa com técnica de desapego, diversas técnicas de organização e 15 dicas de produtividade para cuidar da casa no dia a dia com mais agilidade.

Clique aqui e garanta o seu!