Mulher, organizar é uma coisa, arrumar é outra, já tinha pensado nisso?
Entender essa diferença vai te dar mais clareza para manter a ordem.
Vou te explicar a diferença com um exemplo prático.
Faz de conta que você tem uma cômoda de gavetas largas e compridas aí na sua casa e que você guarda a grande maioria das suas roupas nela.
Daí, você vai usar todos os conceitos de organização que aprendeu no ebook LIMPE E ORGANIZE SEM SURTAR para usar o espaço das suas gavetas de forma inteligente.
Você começa desapegando do que não faz mais sentido, o que já diminui o volume de peças e começa a facilitar a organização.
Daí você começa a pensar com que frequência usa cada peça para descobrir o que faz sentido estar nas gavetas mais baixas e o que é melhor estar nas gavetas de cima, dobra suas peças de tal forma que você consiga visualizar todas elas facilmente quando abre a gaveta, sem precisar mexer nas roupas e agrupa suas roupas por tipo.
Isso é organização: estudar o volume de coisas que você tem e o espaço disponível para que tudo fique visível acessível e cada espaço seja bem aproveitado.
Agora, continuando no nosso exemplo, sua cômoda está organizada e você está usando suas roupas.
Você tira elas do lugar, usa, lava, dobra e coloca de volta. Isso é arrumação: colocar as coisas de volta no lugar que já foi determinado para as cada coisa no processo de organização.
Ficou clara a diferença?
Existem muitas situações em que o processo de organização falha simplesmente porque ele não existe. O que tem sido feito, na verdade, é somente o processo de arrumação do dia a dia.
A organização é o que faz diferença e esse não é um processo que precisa acontecer com tanta frequência assim.
Então, para ajudar você a manter a cada mais arrumada no dia a dia, tenho 3 dicas.
Dica 1 – Comece pelo desapego
Quando a gente elimina aquilo que não faz mais parte da nossa vida mas estava fora de vista, a gente libera espaço para organizar melhor o que faz sentido ser mantido.
Dica 2 – Faça o processo de organização com calma
Existe uma dica básica para te ajudar a começar, olha só o que você pode fazer.
Distribua todas as suas coisas sobre a cama, agrupe por tipo e observe o volume de cada tipo X os espaços dos seus armários.
Em que parte do seu armário o volume total das suas camisetas, por exemplo, ficaria melhor acomodado? E o volume de meias? E o volume de calças? Organizar suas coisas vai ser como brincar de encaixa-encaixa.
Dica 3 – Se necessário, fotografe o resultado da sua organização
O que mais vai manter sua casa em ordem depois da organização é saber onde as coisas devem ficar e colocar de volta no lugar depois do uso.
Então, se no dia a dia as coisas saírem do lugar e você não lembrar onde tinha que colocar, recorra à foto do dia da organização.
Ver como tudo estava lindo e bem organizado também vai te dar mais motivação para manter daquele jeitinho no dia a dia.
Agora, me conta aqui nos comentários: qual é a baguncinha do dia a dia que mais te incomoda?
Um beijo e até semana que vem, mulher!