Dicas de organização para desfazer a mala da viagem

Oi gente!
O post de hoje é em resposta a um pedido de vocês:

Faz um texto sobre como organizar as mochilas e malas pós viagem? Tá F*
Tá difícil desfazer as malas sem ficar desanimado? Então, bora simplificar essa tarefa!

Só de a gente pensar em viajar, uma empolgação já começa a surgir. Planejar a viagem é uma delícia – pensar em tudo o que vamos conhecer e fazer no nosso destino, contratar o transporte, a hospedagem, as atividades – e quando chega o dia da viagem em si, a gente aproveita muito e até esquece de qualquer questão que tínhamos pra resolver, porque a gente deixou esse tipo de coisa lá na cidade de origem.

Agora, fazer e desfazer as malas acaba sendo a parte chata no meio de toda essa alegria da viagem, um fardo pra muita gente. Mas não precisa ser. Dá pra simplificar bastante esse processo e eu vou te explicar como com somente 2 instruções.
Vamos lá?

1. Desfaça as malas o quanto antes

Pelamordedeus, não deixe os calçados sujos de terra e as roupas úmidas “marinando” na mala por dias. Escuridão + umidade + calor = maternidade de microorganismos que vão deteriorar suas peças e sua mala deixando um mau cheiro de lembrança. Então, desfaça as malas o quanto antes, de preferência, no mesmo dia da volta.
Dica de ouro: comece esvaziando a mala. Tire tudo. Não deixe nada nela.
Lembram do saco para roupas sujas que eu mencionei no post Organizando a mala de viagem? Aqui é que ele vai facilitar muito a sua vida: tudo o que está sujo vai estar no mesmo lugar. Você vai abrir a mala, tirar esse saco e levar direto para o cesto de roupas sujas. Tudo o que sobrou na mala está limpo e pode ser guardado.

Pronto! Você já eliminou o processo de selecionar peça por peça pra saber o que está sujo e o que está limpo. E se você seguiu a dica dada aqui sobre categorizar todos os itens da sua mala em necessaires, vai poder pegar uma por uma e levar com você pelo quarto pra colocar tudo de volta no lugar.

Percebeu que, a maioria das coisas que serão colocadas de volta no lugar, são as que você acabou não usando na viagem? Então, aqui vai uma dica de ouro extra: comece a prestar atenção na sua mala, tanto na hora de fazer quanto na hora de desfazer, e observe o que pode ser melhorado para a próxima viagem. Será que tem algo que você sempre leva acreditando que vai usar e nunca usa? Ou, quem sabe, a quantidade de peças de vestuário estimada para uso no seu destino está um pouco fora da realidade.

O que pode ser feito para fazer uma mala mais inteligente na próxima viagem?

Sempre faça essa pergunta pra você mesmo e, cada vez mais, a quantidade de peças limpas nas necessaires, que precisarão ser guardadas, vai diminuir, assim como o tempo gasto colocando tudo de volta no lugar. E, é para as coisas que, inevitavelmente, precisarão ser guardadas porque vão na mala em todas as viagens, que tenho uma segunda dica.

2. Defina uma caixa de itens de viagem

Vou mostrar a minha pra vocês, aqui embaixo. Um dia, ela não foi uma caixa mas, sim, um monte de itens aleatórios jogados dentro de uma mala grande que fica em cima do guarda roupas, assim, bem fácil de acessar quando eu vou fazer uma viagenzinha de um dia só, né? Como isso não funcionava, esse monte-de-itens-aleatórios-jogados-dentro-de-uma-mala migrou para uma caixa, que fica junto com as caixas de sapatos – bem mais acessível – e foi organizada com tudo o que eu fui percebendo que uso nas viagens.

Na hora de fazer a mala, desço essa caixa e deixo ela aberta em cima da cama até finalizar a mala.

Na hora de desfazer a mala, faço o mesmo, o que evita que eu esvazie as necessaires e jogue elas num canto ou deixe os acessórios da viagem jogados numa cadeira pra guardar depois.

caixa-de-viagem-blog-mila-bueno
Siga a seta. Tá vendo uma parte vazia? Essa parte pertence ao que estava sujo ao desfazer a mala da última viagem.
Se você definir uma rotina de montagem e desmontagem da mala, esses processos vão entrar no piloto automático, você vai criar um hábito.
Aí vai um passo-a-passo pra você se inspirar.


Fazendo a mala


Descer minha caixa de itens de viagem ➤ definir o conteúdo da mala ➤ colocar tudo separado nas necessaires  ➤ colocar tudo na mala ➤ fechar a mala ➤ guardar a caixa


Desfazendo a mala


Descer minha caixa de itens de viagem ➤ tirar tudo da mala ➤ separar saco de roupas sujas para levar no cesto  ➤ esvaziar necessaires ao colocar tudo no lugar ➤ guardar necessaires e acessórios de viagem na caixa ➤ guardar caixa ➤ guardar mala

Ah, e eu não posso deixar de te lembrar: antes de guardar a mala, verifique se ela não está suja ou úmida. Se estiver suja, passe um pano úmido com algumas gotas de vinagre branco no interior e exterior dela. Não se preocupe, sua mala não vai ficar com cheiro de salada, vai é ficar livre de maus odores e de microorganismos que estejam tentando se instalar nela. Depois dessa limpeza ou se estiver úmida, deixe aberta pra secar completamente.

Você tem mais alguma dica pra desfazer a mala de viagem? Conta pra mim nos comentários!

Abraços e até semana que vem 😉

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s